Nininho apresenta projeto para homenagear ministro do STF

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Nininho apresenta projeto para homenagear ministro do STF

Na sessão ordinária de ontem (08.07) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o primeiro-secretário, deputado Ondanir Bortolini (PR), Nininho, apresentou projeto de resolução para homenagear com o título de Cidadão Mato-grossense o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski.

“O ministro Ricardo Lewandowski é um ícone da nossa Justiça, além de ser também um grande homem, talentoso e respeitadíssimo. Ter ele como presidente do STF é bom para o Judiciário e bom para toda sociedade brasileira. Por isso, essa nossa singela homenagem do povo moto-grossense”, destaca Nininho.

Além de receber o título, o ministro vem a Mato Grosso, também, para lançar a “Audiência de Custódia” que é uma solenidade onde o preso em flagrante é conduzido em até 24 horas à presença de um juiz para que este decida sobre a decretação de sua prisão preventiva ou concessão de liberdade provisória, vinculada a outras medidas cautelares ou não.

De acordo com o defensor público geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, a Audiência de Custódia tem por intuito reduzir o número de prisões provisórias, bem como evitar a ilegalidade das mesmas e combater maus tratos e tortura. “Conforme levantamento do próprio CNJ, o índice de prisões provisórias em Mato Grosso atinge 52% dos encarcerados, sendo que a Audiência de Custódia servirá para controle da legalidade dessas prisões, assim como para torná-las mais humanizadas, uma vez que o réu preso em flagrante deverá ser apresentado em juízo no prazo máximo de 24 horas”, finaliza.

Currículo

Lewandowski iniciou sua carreira em 1971 quando se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

É Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Nos Estados Unidos obteve o título de Master of Arts, na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981).

Ricardo Lewandowski é Ministro do Supremo Tribunal Federal, nomeado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi Vice-Presidente (2012 a 2014), exercendo atualmente a Presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça. Foi Ministro substituto e depois efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (2006 a 2012). Em seguida, ocupou a Presidência daquela Corte especializada (2010 a 2012), tendo coordenado as eleições gerais de 2010, nas quais defendeu a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Exerceu interinamente o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil (de 15 a 17 de setembro de 2014).

A solenidade acontecerá no próximo dia 24, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

+ Acessados

Veja Também