Nem chuva atrapalha abertura da 10ª edição da Caravana

Redação PH

Redação PH

nem chuva atrapalha abertura da 10ª edição da caravana

Nem chuva atrapalha abertura da 10ª edição da Caravana

Na abertura da 10ª Caravana da Transformação nesta terça-feira, em Tangará da Serra, nem a chuva atrapalhou a chegada dos primeiros pacientes que vieram em busca dos serviços. A expectativa é que o evento, realizado no Módulo Esportivo da cidade, preste 7 mil atendimentos e cerca de 4 mil cirurgias oftalmológicas, com pacientes oriundos de 14 cidades da região.

Além de Tangará, a cidade sede, a caravana vai atender moradores de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra dos Bugres, Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e a etnia indígena Enawenê-nawê, do município de Brasnorte.

A Caravana iniciou seus atendimentos às 5h e estão sendo realizados normalmente conforme a chegada dos pacientes, que devem estar munidos de um documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Equipes da Superintendência de Saúde e Vigilância em Saúde da SES estão no local para dar o suporte necessário.

Segundo Sônia Regina Andrade, diretora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS), que está atuando em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) na Caravana, a realização do evento na cidade será de grande valor. “Na primeira etapa, que foi no município de Barra dos Bugres, aconteceu que a demanda do nosso município era muito maior do que poderia ser atendida. Por isso, fizemos questão de trazer de volta e ser a sede para também poder proporcionar o atendimento aos municípios próximos”, pontuou Sônia.

Os atendimentos das cidades estão divididos entre os dias da Caravana, para que possam ser recebidos com comodidade e todos os municípios listados sejam atendidos. Hoje, de acordo com o pré-agendamento, os municípios de Tangará da Serra (cidade-sede), Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Nova Olímpia e Nortelândia serão os primeiros a serem atendidos.

Nesta terça-feira, apenas as consultas e exames serão realizados. Caso o paciente apresente a necessidade de alguma intervenção cirúrgica, que se iniciam nesta quarta-feira (18.10), ali mesmo já é efetuado o agendamento. Alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra também estarão disponíveis nos chamados “Dia D” (sexta e sábado), como testes rápidos de HIV, aferição dos níveis de glicemia, pressão arterial e aplicação de cerca de mil doses da vacina contra a gripe H1N1.

“Nós temos uma população de mais de 100 mil habitantes somente em Tangará, então se a gente for trabalhar com o número de 7% de idosos, teríamos um bom número para estar atendendo”, ressaltou Sônia.

A 10ª edição da Caravana da Transformação conta com uma estrutura coberta de 10 mil m², com banheiros, praça de alimentação, ventilação e espaços destinados a outros serviços que serão oferecidos no local durante o evento. A estrutura de alimentação possui alvará de funcionamento provisório e já passou pela inspeção sanitária da Vigilância. A estimativa é de que cerca de mil consultas, com pacientes que foram anteriormente triados e passaram por um pré-agendamento, sejam realizadas por dia.

+ Acessados

Veja Também