Negociações entre EUA e Rússia para cessar-fogo na Síria fracassam

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Negociações entre EUA e Rússia para cessar-fogo na Síria fracassam

As negociações entre Estados Unidos e Rússia para conseguir um cessar-fogo que permita a entrada de mais ajuda humanitária na Síria fracassaram nesta segunda-feira (5) em Hangzhou, na China, onde se reúnem os líderes do G20, que reúne as principais economias do planeta.

Segundo um oficial sênior do Departamento de Estado dos EUA, reunião do secretário de Estado, John Kerry, com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, terminou sem um acordo e as diferenças entre os dois países permanecem.

Os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin ainda devem se reunir em Hangzhou.

É a segunda vez em duas semanas que Kerry e Lavrov falharam em chegar a um acordo de cessar-fogo. O anterior ocorreu em Genebra, em 26 de agosto, quando Kerry disse que os EUA não aceitariam um acordo para vê-lo fracassar na sequência.

Em fevereiro, um acordo entre os dois chefes da diplomacia fracassou após poucas semanas, e Washington acusou as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, de violar o acordo.

Os dois países voltarão a se encontrar em 18 de sembro, durante Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Oficiais do Departamento de Estado dos EUA se recusaram a dizer quais pontos emperram o acordo. A Rússia tem insistido que não é possível um cessar-fogo a não ser que opositores a Assad apoiados por EUA e aliados do Oriente Médio sejam separados de militantes al-Qaeda.

+ Acessados

Veja Também