“Não tem nenhum time bom no Brasil”, diz Levir Culpi, técnico do Atlético-MG

Redação PH

Redação PH

“Não tem nenhum time bom no Brasil”, diz Levir Culpi, técnico do Atlético-MG

O Atlético-MG é o líder do Campeonato Brasileiro com 26 pontos em 12 partidas. Um dos principais responsáveis pela campanha do Galo é o treinador Levir Culpi, o segundo a mais tempo no mesmo time na Série A, atrás apenas de Eduardo Baptista, do Sport. Em entrevista à rádioBradesco Esportes FM Rio, o treinador afirmou que não há time bom no Brasil, disse que Ronaldinho – cotado no Fluminense – só é um bom reforço se tiver vontade e opinou que os clubes cariocas pararam no tempo.

Confira os principais trechos da entrevista com Levir Culpi:

Competitividade no Brasileirão

O grau de dificuldade é praticamente o mesmo. O Palmeiras, por exemplo, está chegando para brigar na ponta e tem que cuidar que já tem gente atrás dele. E tem outros muitos próximos na classificação. Como eu costumo dizer, é jogo a jogo, eu não gosto de ter planos. Eu acho que você tem que apostar todas as fichas nos três próximos pontos.

Excesso de vendas de jogadores

Esse vaivém é o que prejudica e o que faz com que ninguém tenha um time bom. Desde que cheguei aqui, há um ano e três meses, saíram 15 jogadores e chegaram oito. É muito difícil encaixar um time dessa maneira. O Atlético-MG e o Sport são as equipes que têm mais estabilidade nesse momento. A continuidade define um bom time, um bom elenco, mas não é o que acontece. Na verdade, a ordem do dia é negociar.

Ronaldinho como reforço

O Ronaldo é um fenômeno, um ícone, um jogador de qualidade técnica muito acima da média. Só que tem que falar com ele e ver se ele vai querer pagar o preço de ser um atleta profissional nos dias de hoje. Tem uma exigência muito grande na parte física. É uma questão mais dele. Todo mundo quer o Ronaldinho, basta que ele diga se quer ou não.

Solução para o futebol brasileiro

Momentaneamente é difícil encontrar uma solução. Solução para futebol é como ter uma solução para a educação do país. A educação do país é ruim? Todo mundo vai concordar que sim. Agora, qual é a solução para arrumar? Precisa ter um investimento altíssimo, tem que ter planejamento, uma, duas gerações para o povo brasileiro ser educado. E o futebol é a mesma coisa. Você acha que vai chegar alguém aqui e resolver o problema amanhã? Eu vi um comentarista que falou que deveríamos entregar a seleção brasileira para um técnico estrangeiro e dar 10 anos para o cara resolver e atualizar o Brasil. Pô, se me der 10 anos eu também atualizo! Eu preciso de cinco, não preciso de 10. Agora, você dá cinco jogos para um técnico. Vai acertar o quê? Tem que dar sorte de ganhar e permanecer no emprego. Isso é uma das coisas, só um fator. Se você não tem uma convicção técnica e tática, como você vai fazer o time andar? E tem uma série de coisas: calendário, dívida dos clubes, pagamentos… São muitas situações para resolver. O Brasil vai se arrastando. A gente tem que dar sorte de reunir um grupo vencedor, com atletas de bom nível, fazer um bom time e ganhar.

Nível do futebol no Brasil

Não tem nenhum time bom no Brasil. Isso eu posso provar porque eu tenho certeza quase absoluta que vocês não sabem as escalações dos times. Nem a do Atlético-MG, que está em primeiro lugar. Isso é uma prova de que não existe time bom no Brasil. Nós temos bons elencos. Quem se mantiver por mais tempo com elenco e com a base vai tendo o melhor time. Há dois anos, quem tinha o melhor time era o Cruzeiro porque ficou com o time dois anos. Agora ninguém consegue repetir, não entendo o porquê. São muitos interesses, principalmente em negociações, porque é um racha de dinheiro para tudo que é lado.

Dátolo entre os melhores do Brasileirão

Você tem essa opinião sobre o Dátolo e eu até te parabenizo. Mas saiba que ele é até odiado pela torcida. Se ele errar um passe a torcida pede para tirar na hora. Teve manifestação aqui para tirar o Dátolo. Agora você vê como é o futebol.

Botafogo na Série B e os times cariocas

Não tenho acompanhado muito os jogos, mas estou torcendo. O Botafogo não pode ficar na Série B. Se os times cariocas continuarem com essas administrações, eles merecem cair para a Série B. Mas eu torço para que eles permaneçam na Série A pela tradição dos clubes. Quem viu Garrincha, Didi, Zagallo, não dá nem para falar. Eu lamento muito quando vejo um time do porte do Botafogo na Série B. Fiquei muito feliz naquela oportunidade (em 2003) em que nós pudemos subir, foi muito legal o resgate para a Série A. Mas eu acho que os times estão muito parados administrativamente, na parte de logística. Para você ter uma ideia, historicamente os melhores clubes do Brasil foram os cariocas, mas nenhum deles tem um CT decente. Estamos em 2015. Infelizmente, o futebol carioca é o que mais estacionou no tempo.

+ Acessados

Veja Também