Não gostei do tamanho da prótese de silicone na mama e agora?

Quanto menor o tempo de uma cirurgia plástica, menos riscos o paciente corre

Sabemos através de dados estatísticos que o que mais incomoda a mulher é o tamanho das mamas. Por isso, a cirurgia mais realizada em todo o mundo é a colocação de prótese de silicone na mama. A maioria é para aumentar a mama.

Mas, há também as que após colocar um implante de silicone grande acabam se arrependendo e querem substituir por um com menos mililitros, para dar um aspecto mais natural.

Mas e se já coloquei o implante e agora, o que faço? Muitas pacientes que ficam insatisfeitas com o tamanho da prótese têm esse questionamento.

Você pode sim trocar a prótese, mas não imediatamente, o recomendado é esperar pelo menos 6 meses para que as mamas estejam totalmente desinchadas para que se possa realmente fazer uma avaliação.

Às vezes após o inchaço a prótese fica no tamanho desejado então convém esperar e só assim passar por nova consulta com o cirurgião plástico que fez o procedimento para fazer a revisão da mama e se for o caso realmente fazer uma nova cirurgia para um novo implante de silicone.

No caso de apenas substituir por uma maior ou uma menor, a cirurgia é a mesma e a nova prótese com mais mililitros é colocada pela mesma cicatriz da anterior. Esteticamente não haverá alteração no tamanho da cicatriz.

É importante frisar que a prótese mamária exagerada pode causar problemas estéticos e físicos. Quanto maior o volume da prótese cresce a probabilidade de surgirem estrias, já que as fibras da pele vão sofrer um esgarçamento.

O peso do seio também vai aumentar, portanto, pode ocorrer a sobrecarga do esqueleto, que vai provocar uma projeção do tronco para frente, ocasionando problemas posturais, dores nas costas e até um desvio de coluna.

Por isso é fundamental pensar bem antes de colocar uma exagerada que não acompanha seu biotipo. E nesse caso algumas pacientes se arrependem e voltam ao consultório para trocar por um implante com menos mililitros.

Mas se a troca da prótese é por motivo de flacidez por conta da amamentação ou do fator idade, então será feita uma nova cicatriz em geral em T, visto que é necessário fazer uma plástica na mama.

O fundamental é que a necessidade de realmente trocar os implantes seja conversada e avaliada com um cirurgião plástico da sua confiança.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]