Na Tailândia, Mapa apresenta a experiência brasileira no desenvolvimento da Agricultura de Baixo Carbono

Mapa

Mapa

Na Tailândia, Mapa apresenta a experiência brasileira no desenvolvimento da Agricultura de Baixo Carbono

A experiência brasileira em agricultura de baixo carbono, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi apresentada na 3º Reunião Anual da Coalizão do Clima e Ar Limpo (Climate and Clean Air Coalition – CCAC, em inglês), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A conferência, realizada em Bangkok, na Tailândia, entre 26 de maio e 2 de junho, reuniu cerca de 80 países com o objetivo de discutir amplamente o enfrentamento das mudanças climáticas e a poluição do ar.

O Mapa foi representado pelo diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros/SDI), Bruno Brasil, que apresentou informações sobre a promoção e adoção de tecnologias sustentáveis já em curso no Brasil. Foram apresentados os resultados e metas do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+), além da experiência do país no desenvolvimento de uma plataforma de produção agrícola sustentável baseada em ciência. Também foram debatidos os principais desafios para esse setor e como a comunidade científica pode ajudar a enfrentá-los.

“A adoção de práticas e tecnologias sustentáveis fomentadas pelo Plano ABC+ tem possibilitado que o Brasil gerencie de forma eficiente o uso da terra, compatibilizando a preservação ambiental com a produção de alimentos e a segurança alimentar”, diz o diretor do Depros, enfatizando a importância de levar as iniciativas brasileiras ao cenário internacional. “Ficou claro que a experiência de sucesso do Brasil no desenvolvimento de uma plataforma de produção agrícola sustentável pode servir como modelo para outros países”, concluiu.

Na conferência foram tratados temas como emissões de metano na pecuária, contribuições de práticas e tecnologias agrícolas sustentáveis para a mitigação das emissões de gases do efeito estufa, além de estratégias para redução da poluição por nitrogênio com ações preventivas e capacitações.

Mapa e CCAC

Dentre as seis áreas de prioritárias da CCAC está a agricultura, cujo hub é liderado pelo Brasil junto com os Estados Unidos e Vietnã. O país tornou-se parceiro da Coalizão recentemente, por intermédio do Mapa, sendo essa é sua primeira participação oficial.

O objetivo do Mapa para esse evento é buscar maior interação e articulação a nível internacional, além de atualizar o Estado das negociações multilaterais para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A conferência possibilitou o alinhamento de informações e acesso à oportunidade de financiamento para projetos ligados ao Plano ABC+ e à redução das emissões de metano na agropecuária.

+ Acessados

Veja Também