Na semana do orgulho gay, audiência pública debate direitos LGBTI+

Definido os nomes para discutir a proposta da política da pesca

Na semana do orgulho gay, audiência pública debate direitos LGBTI+

Um debate sobre “Os 50 anos de luta pelos direitos LGBTI+”, será realizado nesta quinta-feira (27), a partir das 13h30, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com apoio das ONGs Livremente e Mães Pela Diversidade, para marcar o Dia do Orgulho LGBTI, que será na sexta-feira (28).

O objetivo da audiência é debater políticas públicas para garantir igualdade de direitos e redução da discriminação e da violência contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+). Na justificativa, Lúdio Cabral afirma que é necessário o debate, visando à construção de uma nação livre, justa e solidária, garantindo a igualdade de direitos das pessoas LGBTI+ e os demais cidadãos brasileiros. “Uma sociedade menos excludente e mais acolhedora, sem discriminação, estigma e violência em razão da orientação sexual e ou de identidade de gênero de uma pessoa.”

Em Mato Grosso, entre janeiro e dezembro de 2017, foram registradas 14 mortes e 114 casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O número de assassinatos de pessoas do grupo LGBTI+ cresceu 50% em relação ao ano anterior. De janeiro a abril deste ano, oito homicídios já foram registrados em Mato Grosso.

O debate contará com a participação da presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura do Brasil (Abeh), Bruna Irineu; da coordenadora estadual da Mães pela Diversidade e membro da Livremente, Josiane Marconi; e do vice-presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Clovis Arantes.

Também participam do debate a ex-diretora LGBT da União Nacional dos Estudantes e do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Daniela Veyga; o membro da Organização de Trans Identidades Masculinas de Mato Grosso Rodolfo Rodrigues do Nascimento; a adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania, Salete Morocoski, entre outros.

Serviço:

Audiência pública sobre os 50 anos de luta pelos direitos LGBT
Local:
 Assembleia Legislativa
Data: Quinta-feira, 27 de junho
Horário: 13h30

+ Acessados

Veja Também