Na China, o Ano Novo começa hoje

Redação PH

Redação PH

obama diz considerar brasil um líder mundial

Na China, o Ano Novo começa hoje

Um novo ano se inicia na cultura chinesa nesta quinta-feira. A chegada do Ano da Cabra foi comemorada com fogos de artifício que podiam ser observados de Pequim até Cingapura. Segundo a tradição, os fogos afastam os maus espíritos.

A partir da meia-noite a multidão começou a tomar as ruas da capital chinesa.

Os chineses passam o dia, o mais importante do ano, em família ou no templo. A celebração acontece no leste e sudeste da Ásia e também nos países da diáspora chinesa.

O presidente chinês Xi Jinping apresentou sua mensagem de fim de ano na terça-feira à noite, diante de 2 mil pessoas que se reuniram na Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim.

"Estamos orgulhosos de nosso grande país e estamos orgulhosos de nosso grande povo", disse Jinping.

O calendário lunar chinês tem ciclos de 12 anos e a cada um é atribuído um animal. A cabra está na oitava posição, depois do cavalo e antes do macaco. As pessoas nascidas em 1919, 1931, 1943, 1967, 1979, 1991 ou 2003 são deste signo.

Fogos afastam maus espíritos, segundo a tradição

GREG BAKER / AFP

Um ano mais calmo

Em Hong Kong, ex-colônia britânica transferida a China em 1997, os habitantes se preparavam para acompanhar na sexta-feira o tradicional desfile naval noturno na baía de Victoria.

A cidade semiautônoma registrou grandes manifestações de estudantes no fim de 2014 a favor da democracia e o chefe do Executivo de Hong Kong, acusado de atuar sob as ordens do Partido Comunista Chinês, pediu à população que se inspire no caráter da cabra.

"Depois de um ano de divisões e conflitos, os moradores de Hong Kong deveriam tomar o exemplo deste animal doce e amável que vive tranquilamente em grupo", declarou Leung Chun-ying em sua mensagem de fim de ano.

Segundo os astrólogos chineses, o ano de 2015 será menos agitado que o de 2014 devido ao caráter plácido da cabra.

Em seu tradicional "índice feng shui", a empresa financeira CLSA prevê um ano favorável para "a saúde, a fortuna e o amor" graças à "amável cabra".

"Este ano será verdadeiramente mais calmo em termos de catástrofes naturais ou de acidentes", afirmou Thierry Chow, uma mulher de 27 anos que afirma ser capaz de ler o oráculo chinês.

"O ano de 2014 foi explosivo por causa da presença dominante do fogo na órbita celeste do cavalo", disse.

Mais doenças

Alguns videntes chineses temem o retorno de epidemias como a síndrome respiratória aguda grave (Sars), que provocou 800 mortes no mundo em 2003, o último ano da cabra.

"Acontecerá uma grande explosão de bactérias", prevê Thierry Chow, que cita a forte conexão entre o signo da cabra e o elemento terrestre que às vezes é associado à doença.

+ Acessados

Veja Também