Mutirão Rural atende mais de mil pessoas em quatro municípios

Mutirão Rural atende mais de mil pessoas em quatro municípios

De 09 a 16 de setembro foi realizada a primeira etapa do Mutirão Rural 2021, programa organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros. Até o momento, as atividades aconteceram em quatro municípios: Brasnorte, Diamantino, Sapezal e Campo Novo do Parecis, e contemplaram um público superior a 1.100 pessoas.

Benedita da Silva, de Deciolândia, já passou por cirurgia ocular e durante o Mutirão Rural aproveitou o oftalmologista para fazer uma consulta e solicitar novos óculos. “Isso é muito especial pra gente, porque eu já gastei muito com o meu olho. Hoje fui no oftalmologista e eu gostei bastante do meu óculos. Agradeço a todos vocês”.

Nilvani Alves, 49 anos, fez a segunda via da carteira de identidade e do CPF. “O Mutirão é bom, nós precisamos. Aqui é tudo longe da cidade e quando vem aqui eu acho maravilhoso. A primeira via do CPF eu fiz quando tinha 14 anos de idade e agora já tenho quase 50”.

Neste ano tiveram várias mudanças na estrutura para respeitar todas as regras de combate e prevenção à covid-19. O superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia, destacou a importância da retomada. “Depois de quase um ano e meio suspenso em função da pandemia, realizamos os primeiros eventos do Mutirão Rural. Neste ano, a instituição leva uma unidade móvel de saúde, com atendimento odontológico e oftalmológico”.

Haverá um optometrista e um oftalmologista e as pessoas que precisarem poderão escolher os óculos durante o evento. “Assim que ficar pronto mandamos para o Sindicato Rural de cada município para que seja entregue ao produtor”, acrescenta o coordenador técnico, Gustavo Mocci.

Dentre os serviços estão exames rápidos de glicemia, colesterol e triglicerídeos, consultórios médico e odontológico e ainda atividades lúdicas para as crianças. Corte de cabelos, jogos educativos, declaração de hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos no Mutirão Rural.

Mocci explica ainda que “os serviços podem variar de acordo com o município em função das parcerias. Além dos parceiros estaduais, temos também as prefeituras e várias outras instituições”.

Até o fim de setembro estão previstos mais quatro eventos (confira abaixo a programação completa).

 É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTA PROGRAMAÇÃO ESTÁ SUJEITA À ALTERAÇÕES.

Setembro  

Quarta-feira (22) – Nova Bandeirantes – Comunidade Paraiso do Norte

Sexta-feira (24) – Apiacás – Comunidade Colina Azul

Segunda-feira (27) – Paranaíta – Sombra da Manhã

Quarta-feira (29) – Nova Canaã do Norte – Distrito Ouro Branco

Outubro

Sexta-feira (01) – Colíder – Comunidade São Mateus

Segunda-feira (04) – Matupá – Comunidade Santo Antônio linha 3 (Assentamento São José União)

Quarta-feira (06) – Peixoto do Azevedo

Segunda-feira (18) – São Felix do Araguaia – Pontinópolis

Quarta-feira (20) – Porto Alegre do Norte – Primavera do Fontoura

Sexta-feira (22) – Vila Rica – Comunidade Ipê

Domingo (24) – Santa Cruz do Xingu –  P.A Santa Clara

Terça-feira (26) – São José do Xingu – Fontoura

Quinta-feira (28) – Confresa – Lumiar

Noticias Relacionadas