Mutirão Rural acontece em cinco municípios na última semana de maio

Mutirão Rural acontece em cinco municípios na última semana de maio
Mutirão Rural em Nova Brasilândia

No próximo sábado (25), o Mutirão Rural, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e dezenas de outros parceiros acontece no Assentamento São José União, na comunidade de Santo Antônio, no município de Matupá.

“Em 2019 já realizamos mais 20 eventos e atendemos mais de 5.600 pessoas. Ainda estão programados para 2019 cerca de 45 Mutirões”, conta o gerente técnico Carlos Augusto Zanata, conhecido como Guto Zanata. Confira a programação abaixo.

Em apenas um dia Maria Dirce de Arruda, de 61 anos, fez exames de glicemia, colesterol e trigliceris. “Também fiz exame de vista, recebi orientações sobra a importância de alguns exames para a saúde de uma mulher e é claro: cortei o cabelo e aprendi alguns truques de maquiagem. Os três netos que foram comigo também se divertiram bastante nas atividades ofertadas ao longo do dia”.

Maria Dirce explica que se tivesse que ir à cidade para fazer tudo isso ia gastar pelo menos uns três dias. “Não temos condições de ficar tanto tempo longe da propriedade. Por isso que o Mutirão Rural é muito importante para todos nós que moramos em comunidades mais distantes”.

Dentre os mais de 30 serviços ofertados pelo Mutirão Rural em 2019, está o atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. No Mutirão Rural também leva para as comunidades rurais exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris e, há ainda atividades lúdicas para as crianças.

Corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.

Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Sicredi, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Univag – Centro Universitário.

O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2018 levou serviço e cidadania para mais de 166.171 pessoas, em 124 municípios mato-grossenses. Ao todo foram realizados 1.280.905 atendimentos em 521 eventos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTÁ PROGRAMAÇÃO ESTÁ SUJEITA Á ALTERAÇÕES. 

MAIO

Sábado- (25) – Matupá – Assentamento São José União – Comunidade Santo Antônio

Segunda-Feira – (27) – Apiacás   Av. Brasil n° 1059 Bairro Primavera

Quarta-Feira – (29) – Nova Bandeirantes- Distrito Japuranã

Quinta-Feira – (30) – Paranaíta- Comunidade Nova União

Sexta-Feira – (31) – Carlinda- Escola Municipal Cecilia Meireles

JUNHO

Terça-Feira – (04) – Nova Canaã do Norte- Distrito Ouro Branco

Quarta-Feira – (06) – Colíder-Comunidade São Matheus- Escola Municipal do Campo São Matheus

Sábado- (08) – Terra Nova do Norte – Escola Municipal Norberto Schwantes

Segunda-Feira – (10) – Tabaporã – Sindicato dos Trabalhadores

Quarta-Feira – (12) – Porto dos Gaúchos – Comunidade Novo Paraná – Escola Estadual Anacleto Guiel

Sexta-Feira – (14) – Juara- Comunidade Paranorte KM 145

Segunda-Feira- (24) – Feliz Natal – Assentamento ENA

Quarta-Feira- (26) – Lucas do Rio Verde – Chácara O Galpão Zona Rural

Quinta-Feira – (27) – Nova Maringá – Associação Santo Antônio

Sexta-Feira – (28) – São José do Rio Claro – Assentamento Santana d Agua

Sábado – (29) – Nova Mutum – Comunidade Ranchão