Museu de História Natural inaugura cenário alusivo ao cotidiano do homem na pré-história

O monumento é uma representação do período que corresponde aos últimos 10 mil anos de evolução. Estão instaladas no lago estátuas de barro alusivas ao paleoíndio.

Museu de História Natural inaugura cenário alusivo ao cotidiano do homem na pré-história
São obras em tamanho real, esculpidas pelo artista plástico Junne Fontenele - Foto por: Divulgação

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino inaugura na próxima sexta-feira (26.04), a partir das 16h, um novo cenário representativo do homem pré-histórico, composto por um bio lago com cascata, rochas naturais e peixes silvestres da bacia do Rio Cuiabá.

O monumento é uma representação do período holoceno, que corresponde aos últimos dez mil anos de evolução. Para melhor retratar a época, foram instaladas no lago, estátuas de barro alusivas ao paleoíndio, em tamanho real, esculpidas pelo artista plástico Junne Fontenele.

“São cinco estátuas em tamanho real: dois polidores de machado, os homens, e três ceramistas, as mulheres. Também tivemos a preocupação em fazer a oxigenação da água da maneira mais natural possível, com plantas, para melhor elucidar o cotidiano do homem da pré-história”, detalha Suzana Hirooka, coordenara do Museu de História Natural Casa Dom Aquino.

Foi no período holoceno que surgiu a domesticação das plantas, ou seja, quando se inicia o cultivo das roças de mandioca, milho e outras plantas comestíveis. Com essa atividade vieram algumas inovações tecnológicas como a cerâmica e o machado polido.

“Com 200 m², esse cenário exprime bem aquele momento. Além de homens, mulheres e crianças representados por estátuas, expomos materiais arqueológicos que compões a paisagem, como amoladores naturais de machados e panelas de barro do Xingu”, adianta Hirooka.

Construída em 1842, às margens do Rio Cuiabá, a Casa Dom Aquino era chamada de Chácara Bela Vista. Foi consagrada como “Casa Predestinada” por ter sido moradia de dois ilustres mato-grossenses: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Jardim Dom Aquino, Cuiabá. O funcionamento ao público é de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. Entrada: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia).