Municípios da região Sul recebem orientações sobre a Caravana da Transformação

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Municípios da região Sul recebem orientações sobre a Caravana da Transformação

Às seis horas da manhã do dia 24 de janeiro iniciam as consultas oftalmológicas da Caravana da Transformação de Jaciara. De acordo com a coordenação do programa, serão cerca de 800 atendimentos por dia, de 24 e 31 deste mês. O Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso estima que sejam realizadas aproximadamente 2.700 cirurgias nessa edição, as quais devem iniciar no dia 26, seguindo até o dia 03 de fevereiro.

Para isso, os municípios participantes – ao todo 18 cidades, além de Jaciara – se preparam para atender a demanda, já que o transporte dos pacientes é de responsabilidade de cada prefeitura. Para pessoas que necessitarem pernoitar em Jaciara, para realização de procedimento cirúrgico, o município sede disponibilizará alojamento adequado.

“Vamos nos desdobrar para atender bem esses municípios, ser parceiro do Estado e trazer todos esses benefícios. Quem ganha com isso são os moradores de toda região”, comemorou o prefeito anfitrião, Abdo Mohammend.

Cada prefeitura também deve disponibilizar pelo menos um profissional da área da saúde – enfermeiro ou técnico em enfermagem – para acompanhar os pacientes durante o translado. Coordenador das ações em saúde da Caravana da Transformação, Werley Peres lembra a importância de os municípios providenciarem a identificação de cada paciente, bem como a atualização antecipada do Cartão SUS de cada um.

“Como se trata de um público acima de 55 anos, a maioria não tem apenas problema de visão; tem hipertensão, diabetes, às vezes sequelas de faturas. Teremos um batalhão de voluntários pra ajudar, mas temos que contar sempre com o apoio dos municípios. Pedimos que eles já venham com um crachá de identificação, com nome e município, para facilitar o trabalho da nossa equipe”, orientou Peres durante o encontro com prefeitos e secretários municipais de saúde, realizado em Jaciara no dia 10 de janeiro.

Somados aos voluntários capacitados pela Defesa Civil do Estado, o evento conta com o suporte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Vigilância Sanitária. Isso tudo garante conforto, segurança e índice zero de infecções e intercorrências, completou o coordenador das ações em saúde.

Alto Garças (a 357 km de Cuiabá) agendou consultas para pelo menos 100 pacientes, com isso o prefeito Claudinei Singolano acredita que a prefeitura conseguirá zerar a demanda por procedimentos oftalmológico dentro do público prioritário do programa (acima de 55 anos).

Para o gestor, o formato da Caravana também contribui para a otimização de recursos públicos, já que a prefeitura não necessitará fazer o deslocamento individual de cada paciente até o polo de Rondonópolis. “Todo mundo vai ganhar, os cidadãos e os municípios”.

Acesse o sitewww.caravana.mt.gov.bre conheça o programa.

+ Acessados

Veja Também