Município vai intensificar ações após o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Município vai intensificar ações após o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar entre os dias 26 e 28 de março uma série de ações de prevenção e combate à Tuberculose. A programação foi elaborada para ressaltar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, próximo dia 24.

O objetivo principal dessas ações é alertar e sensibilizar os profissionais de saúde e também a comunidade sobre os sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento e a importância da detecção precoce da doença de forma a interromper a cadeia de transmissão, conforme informou a gerente do departamento de ação programáticas da SMS, Mariúva Valentin Chaves.

A data será lembrada no município com a mobilização e o envolvimento do poder público e setores da sociedade civil organizada em ações contra a doença. A programação começa no dia 26 de março com uma palestra, das 9:30 às 10:30, sobre os aspectos gerais da Tuberculose para agentes comunitários de saúde.

No dia 27, no período das 8 às 9 horas, haverá uma oficina operacional com enfermeiros que atuam na Vila Olinda, Distrito Industrial, Monte Líbano, João de Barro, Vila Rica, Jd. Adriana, Jd. Belo Horizonte, Zona Rural 1 e 2, Vila Mineira, Sumaré, Vila Verde, Itamaraty 1 e 2, Serra Dourada, Conjunto São José 1 e 2 e Marechal Rondon. Em seguida, das 10 às 11 horas acontece a palestra para agentes administrativos das unidades.

As 8 horas do dia 28 de março será realizada a oficina operacional com os enfermeiros dos bairros Jardim Europa, jardim Atlântico, Cidade de Deus, Pq. São Jorge, Pq. das Rosas, Margarida, Paulista, Alfredo de Castro, Ipê, Caic, Padre Rodolfo, Itapuã, Ipiranga, Primavera, Assunção, Bom Pastor, Jambrapi, Santa Clara, Luz D’yara. Às 9 horas e a vez dos enfermeiros do Pedra 90, Parque Universitário, Vila Mamed, Canaã, Cardoso, Cidade Alta, Iguaçu, Amparo, São Francisco, Policlínicas, Cohab, Pindorama, Paineiras, Verde Teto e Vila Goulart.

Todos os encontros vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde que fica na rua Barão do Rio Branco, 2196, no Jardim Santa Marta.