Município reúne profissionais para tratar do Plano de Contingência de Arboviroses

Foto: Assessoria

Município reúne profissionais para tratar do Plano de Contingência de Arboviroses

O período chuvoso traz uma preocupação para a equipe de saúde pública do município: o aumento dos casos das arboviroses, principalmente a dengue. Por isso, o departamento de Vigilância Epidemiológica reuniu agentes comunitários de saúde, médicos e até um representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para explanar as ações de combate às doenças no Plano Municipal de Contingência de Arboviroses (PMCA).

Dentre as principais atividades está a conscientização da população, ator principal no combate à dengue, chikungunya e ao zika vírus. Nos primeiros 35 dias desse ano foram registrados 124 casos de dengue em Rondonópolis e mais seis pacientes que apresentaram sinais de alarme, nome técnico que se dá aos casos de dengue hemorrágica.

Apesar de todo esforço dos agentes de endemias atuando diretamente com a população, ainda é preciso abranger e conscientizar mais pessoas, especialmente em relação aos resíduos e lixo nos quintais e também nas ruas. Qualquer local que possa acumular uma pequena quantidade de água é um possível criadouro para os mosquitos.

Todos os profissionais das vigilâncias ambiental, sanitária, epidemiológica, da saúde do trabalhador também participaram da reunião junto com outros técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para discutir em conjunto e trabalhar de forma integrada e assim, quando se confirma um caso de dengue, fazer o bloqueio mecânico do local onde o paciente mora e também o bloqueio de nove quarteirões conforme protocolo.

“Enquanto 100% da população não estiver ajudando, vamos ter dificuldade e uma dessas doenças pode aparecer. Mesmo com todo alerta ainda tem gente que deixa em casa locais onde os mosquitos podem chegar e depositar os ovos”, alertou a gerente do departamento de Saúde Coletiva do município, Gil Machado.

Está sendo definido um calendário para realização de mutirões de limpeza em diversos bairros, onde se concentram os maiores números de casos de dengue, sendo que um deles já deve acontecer no final deste mês. O trabalho da população será apenas retirar os materiais inservíveis, como fogão, brinquedos, ou qualquer outro objeto que acumule água, dos quintais que a equipe de limpeza vai fazer a retirada no dia do mutirão.

+ Acessados

Veja Também