Município investe na perfuração de poços para atender comunidades rurais

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Município investe na perfuração de poços para atender comunidades rurais

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Rondonópolis tem investido recursos próprios na perfuração de poços artesianos na zona rural do município, beneficiado diversas famílias com a resolução do problema de abastecimento de água e o fomento de atividades agrícolas. Assim, o município visa levar dignidade e melhores condições de vida aos moradores de comunidades rurais.

Ao todo, o município já perfurou sete poços na zona rural, conforme informou o secretário municipal de Agricultura, Genilton Pereira, durante a cerimônia realizada no sábado (21) para entrega do trator e implementos agrícolas para atender a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Selva de Pedras e Gleba São José da Boa Esperança, na região da “Rodovia do Peixe”.

Genilton Pereira ressaltou que, com os investimentos que têm sido feito para a perfuração de poços, o município tem contribuído para que as famílias que vivem em comunidades rurais não sofram mais com a falta de água para consumo em épocas de seca. Além dos poços, ele destaca que também estão sendo instalados reservatórios com capacidade de 15 mil litros, para garantir água por um longo período do ano.

Ele informou ainda, que, paralelamente a estes investimento à perfuração de poços com recursos próprios, o município já adquiriu as bombas e os reservatórios para dez outros poços, que estão previstos para serem perfurados num convênio celebrado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), visando levar água para um maior número de pequenas propriedades e assentamentos de Rondonópolis.

“Os poços que atenderão as comunidades desta região da Rodovia do Peixe – os assentamentos Selva de Pedra, Pau d´alho (Gleba São João) e a comunidade Cidade de Pedra – já tiveram as bombas e os reservatórios licitadas pela prefeitura”, disse Genilton, complementando que a perfuração caberá à Funasa, conforme os termos técnico do convênio assinado pela Prefeitura de Rondonópolis e o órgão do governo federal, ainda no ano passado.

“Estamos cobrando constantemente que a Funasa volte a fazer a perfuração dos poços no município”, comentou Genilton, observando que, inclusive no mês passado, o prefeito Zé Carlos do Pátio, visando destravar este investimento, esteve em Brasília, em audiência com o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira. Na ocasião, o pedido do prefeito foi reforçado pelo senador Wellington Fagundes e pela deputada estadual Janaína Riva e também o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga. A promessa da Funasa é de que será retomado, em breve, a perfuração dos poços em Rondonópolis.

+ Acessados

Veja Também