Município discute inserção dos catadores na cadeia da coleta seletiva

Redação PH

Redação PH

melhor solução para o país é votar denúncia contra temer na quarta, diz maia

Município discute inserção dos catadores na cadeia da coleta seletiva

Órgãos governamentais e instituições conheceram nesta terça-feira (26) o plano de trabalho para inserção dos catadores de materiais recicláveis do lixão na cadeira produtiva da coleta seletiva.

O assunto está sendo discutido por conta da breve desativação do lixão do município e a abertura do aterro sanitário. Com isso, o município tem buscado medidas de reinserção dos catadores nesse novo sistema que vai funcionar na cidade.

O plano de trabalho sugerido foi apresentado pelo presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Leonardo Pinho, que está atuando em Rondonópolis por meio do Projeto Redes, liderado pela articuladora Rhafaela Salgado, realizado por meio de parceira da Prefeitura com a Fiocruz.

Algumas prioridades foram elencadas durante a apresentação, como a definição de organização desses trabalhadores em uma cooperativa ou associação, a constituição desse grupo, o desenvolvimento de instrumentos de gestão e ainda o acompanhamento e apoio na gestão.

Para o desenvolvimento dessas atividades verificou-se a necessidade de contratação ou colocação de dois profissionais, sendo um de nível superior e um de nível médio para, entre outras coisas, fazer a visita de acompanhamento a cada dois meses. Esse trabalho deverá acontecer em um período de um ano e meio até que os próprios trabalhadores prossigam sozinhos.

Representantes de Secretarias Municipais, do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Rondonopolitana de Proteção Ambiental (Arpa) participaram da reunião.

Ainda nesta terça-feira, os catadores também conheceram o plano de trabalho que foi elaborado para que seja a reinserção desses trabalhadores na cadeia produtiva da coleta seletiva.

+ Acessados

Veja Também