Uma mulher de 26 anos conquistou a melhor nota e passou em 1º lugar na formatura de soldados da Polícia Militar de São Paulo. Depois de muita dedicação, Letícia Brito foi a melhor colocada entre 1,1 mil soldados e, por isso, pôde escolher o batalhão de Limeira (SP) para trabalhar.
A formatura aconteceu na Escola Superior de Soldados, na zona norte de São Paulo (SP), na última sexta-feira (14). A família de Letícia esteve presente durante o momento especial da recém-formada.
O curso que Letícia fez é obrigatório para se tornar um soldado da Polícia Militar e dura cerca de um ano. Ao longo desse período, os alunos passam por vários treinamentos teóricos e práticos que fazem parte da formação de um policial.
Pela alta pontuação ao fim do curso, ela pôde escolher atuar no batalhão de Limeira, no interior de São Paulo, para ficar perto de sua família, que mora em Pirassununga (SP).
Em entrevista ao g1, a nova PM contou sobre como surgiu a admiração pela carreira, os esforços para conseguir passar pelo concurso e pela formação.
Letícia se formou e atuou na área de pedagogia, mas resolveu seguir a paixão pela carreira na Polícia Militar — Foto: Redes Sociais/Letícia De Brito
Mudança de carreira 🚓
A PM conta que a admiração pela profissão de policial militar cresceu ainda durante a adolescência. Mas ela não tinha nenhum exemplo próximo de alguém que fosse da corporação e nem conhecia muitas mulheres que ocupassem algum cargo policial, então parecia um sonho distante.
Formada em pedagogia, Letícia passou a atuar na área mas se sentia insatisfeita com a profissão. “Percebi que realmente queria prestar o concurso [da PM] e comecei a pesquisar sobre. Vi que era muito extenso, e ainda parecia algo difícil, mas comecei a me dedicar pro teste físico e estudar. E deu tudo certo, passei de primeira”, relembra.
Um dos pontos que fizeram a admiração e paixão pela atuação na PM crescer, para ela, foi a possibilidade de impactar a vida de diversas pessoas.
“O que eu gosto na carreira é que o policial tem a possibilidade de fazer a diferença na vida dos outros. Eu gosto muito de lidar com pessoas e isso é uma coisa que me interessou bastante, sentir que o meu trabalho mudava a vida de alguém”.
Mulheres que inspiram outras mulheres 👮🏻♀️
Letícia compartilha memórias que colecionou durante o curso de formação. Ela pôde ter experiências muito enriquecedoras com diferentes mulheres, todas desempenhando seus devidos papéis com excelência.
Letícia e colegas do curso de formação da Polícia Militar — Foto: Redes Sociais/Letícia De Brito
“A polícia é muito grande, e eu pude perceber que em cada área tinha uma mulher fazendo um bom trabalho, um trabalho bem feito”, conta a PM.
Antes de dar início ao seu curso, Letícia seguia policiais mulheres que compartilham sua rotina nas redes sociais, principalmente no Instagram, que também serviam de inspiração para ela.
Honra e emoção na formatura 🎓
Letícia afirma que gosta de estudar e se dedicou para que pudesse escolher o lugar onde acabaria atuando ao fim do curso, mas não imaginava que ficaria em primeiro lugar.
Letícia e familiares no dia da formatura da Polícia Militar — Foto: Redes Sociais/Letícia De Brito
Ela descreve que poder ocupar um lugar de destaque na formatura foi uma honra, e que ter seus familiares neste momento foi muito especial. “No começo, o meu pai tinha muito receio, achava que era uma profissão perigosa. Vê-lo emocionado com a minha conquista foi muito importante”, relembra.
Poder, como uma mulher, não somente se formar mas também ocupar um local de destaque foi marcante na vida de Letícia.
“Me senti muito feliz em poder representar as minhas colegas. Nós não somos um número muito grande ainda comparado aos homens, tem aumentado a busca pela carreira, mas ainda somos um número pequeno, então foi uma honra”, declara a soldado.