Uma mulher morreu e dezenas de pessoas foram afetadas por uma forte emanação de fumaça no metrô de Washington nesta segunda-feira.
A fumaça, causada por um curto-circuito de um arco elétrico, provocou a evacuação de 200 usuários de uma estação em pleno centro da capital, informaram as autoridades.
Uma porta-voz da direção do metrô (WMATA) confirmou o incidente no segundo sistema de transporte subterrâneo mais movimentado do país, atrás apenas do de Nova York.
Os serviços médicos de emergência de Washington informaram que 84 passageiros foram hospitalizados com vários ferimentos, e que um bombeiro também ficou ferido.
O jornal The Washington Post declarou que duas pessoas estavam em estado grave.
Paul J. Richards/AFP
"Estamos todos tristes pela morte no metrô, e nossos pensamentos e orações vão para a família da passageira que faleceu", disse em um comunicado a prefeita de Washington, Muriel Bowser.
Unidades dos bombeiros foram mobilizadas por volta do meio-dia na estação L'Enfant Plaza após a detecção da fumaça, o que provocou a interrupção do serviço em duas das seis linhas do metrô.
Fotos publicadas nas redes sociais mostravam passageiros amontoados em vagões do metrô repletos de fumaça, cobrindo a boca e os olhos.
O Organismo Nacional de Segurança nos Transportes informou em um comunicado durante a noite que um incidente de arco elétrico foi registrado 330 metros à frente do trem e isso encheu o túnel de fumaça, explicou o Washington Post.
Segundo a agência, o ocorrido envolveu cabos que alimentam o terceiro trilho da ferrovia. Arcos elétricos estão frequentemente ligados a curtos-circuitos e podem gerar fumaça.
Paul J. Richards/AFP
A estação foi temporariamente fechada, antes de ser reaberta com atividade parcial, mas as autoridades de transporte informaram que os trens poderiam sofrer atrasos nesta terça-feira.
A estação fica próxima a vários prédios do governo, escritórios e restaurantes.
Em junho de 2009, uma composição do metrô de Washington – o segundo mais importante e extenso do país, superado apenas por Nova York – colidiu com a parte de trás de outra composição, deixando nove mortos e mais de 70 feridos, no pior acidente ocorrido neste meio de transporte nos EUA.