MT Stars é lançado para dar apoio a empreendedores de MT

Redação PH

Redação PH

MT Stars é lançado para dar apoio a empreendedores de MT

Durante o lançamento, no painel "A importância do MT Stars para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso”, do qual participaram o secretário de Estado do Gabinete de Assuntos Estratégicos de MT, Gustavo Oliveira; o secretário adjunto da pasta, Flávio Gomes; Mariam Oliveira, gerente de projeto e produtos do Sebrae MT; Washington Fernando da Silva, gestor do Parque Tecnológico MT; o diretor do Startup MT, Rodrigo Louzich; a empresária Flávia Gomes, CEO da Web Flávia Agência Digital e de Publicidade; Genésio Gomes, da Células Empreendedora de Pernambuco; Rafael Mazzeto, do MT Criativo; e Luiz Candrevas, mentor do SP Stars e CEO da EZPark, que na sequência fez a palestra "Disruptive Business Models – Os negócios do futuro e o futuro dos negócios”.
Ele destacou que o modelo de negócio disruptivo é um grande risco, mas também traz muitas oportunidades e orientou os presentes a enfrentar essa nova realidade do mundo dos negócios inovadores. Lembrou que nesse novo momento, o erro mesmo não sendo bom, é importante, especialmente quando se avalia o que fazer com o erro para avançar. "Permitir o erro abre possibilidades”, vaticina e complementa: "destrua seu modelo de negócio”. Citou como exemplo o Easy Taxi, que nasceu há cerca de quatro anos e já morreu com o surgindo do Uber que, segundo ele, certamente vai perecer também com outros modelos que irão surgir.
Para o secretário Gustavo Oliveira, é importante criar uma ambiência que estimule o empreendedorismo digital e o MT Stars é uma ferramenta para esse propósito. Ele lembrou que é muito difícil empreender no Brasil, especialmente por causa da burocracia excessiva. Destacou ainda a necessidade de valorizar nossos ídolos e citou como exemplo o Marechal Rondon, um homem inovador e desempenhou um papel importantíssimo na história de Mato Grosso e do Brasil.
O Parque Tecnológico é uma das iniciativas concretas para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação em MT. Seu gestor Washington Fernando da Silva fez um relato do andamento da implantação do Parque, em Várzea Grande, um ambiente voltado para a criação e desenvolvimento de empresas inovadoras, que disponibiliza soluções tecnológicas para esse fim.
A representante do Sebrae, Mariam Oliveira, destacou a missão e o papel da instituição em fomentar os pequenos negócios, através da gestão eficiente. "Muitas empresas ficham as portas nos primeiros anos de atividade por falta de uma gestão eficiente que torne os negócios sustentáveis e duradouros. O fundamental nesse ecossistema é a coparticipação, o compartilhamento.
Ela destacou a primeira edição do MT Stars, na sexta e sábado, 23 e 24/06, no Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá, com a participação do fundador da Conectt e do Laboratorium e um dos pioneiros da internet brasileira, com a Rede BancNet, Marcelo Pimenta. Na sexta-feira (24), ele ministra a palestra "Startups e novas tecnologias gerando inovações disruptivas”, numa programação aberta ao público em geral; e no sábado (25), da 8h às 18h faz mentorias gratuitas sobre temas diversos para representantes de startups inscritas.
O MT Stars terá frequência bimestral, com edições em locais variados e já confirmadas para os meses de agosto, outubro e dezembro deste ano.
As mentorias serão dadas gratuitamente por especialistas. Para fazer parte do grupo de mentores é preciso se inscrever no programa, comprovar a experiência na área de atuação e passar pela avaliação do Comitê Gestor. A seleção de mentores, bem como de voluntários, será realizada para as próximas edições do MT Stars.
Business Day
Organizado pela Web Flávia Agência Digital e de Publicidade, o Business Day começou com a palestra de Marcelo Nakagawa sobre "O que aprender com negócios que prosperam na crise”, em que apresentou vários cases de sucesso que continuam crescendo mesmo nesse momento de incertezas. "O Brasil está passando por um momento muito interessante e com muitas oportunidades. Em tempos de crise, ou você chora ou levanta e faz”, ressaltou. Entre os muitos exemplos, citou as clínicas populares que estão se proliferando em todo o país. "Com a crise, muitas pessoas ficaram sem emprego e, consequentemente, sem plano de saúde, e essas clínicas tem resolvido o problema de quem não tem plano e não consegue ser atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Júlio Cesar de Freitas focou no "Design Thinking como ferramenta de alto impacto”. Ele fez um traçado histórico do design no Brasil desde o período em que não era conhecido e muito menos reconhecido, até os dias atuais em que ocupa um papel estratégico nas empresas.
Fechando a programação, a consultora e escritora Martha Gabriel fez a palestra magna "Cultura Corporativa em Momento de Crise: berço ou túmulo da inovação”. Ela começou dizendo que a cultura determina nosso comportamento e que nós brasileiros não temos a cultura da inovação. "Mesmo sendo muito criativos, nós não inovamos porque não temos método para isso por causa da ausência de uma educação voltada para essa vertente”.

+ Acessados

Veja Também