Mato Grosso é o estado brasileiro com mais focos de incêndio registrados, respondendo por cerca de 22% do total. De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1° de janeiro e 17 de setembro, foram registrados 41.527 focos de incêndio no estado, o que representa um aumento de 224% em relação a todo o ano de 2023. No Brasil, o aumento foi de 102%. O segundo estado mais afetado é o Pará com 33.066 focos de incêndio.
Se Mato Grosso fosse um país, ocuparia a terceira posição entre os países sul-americanos em número de focos de incêndio, atrás do Brasil com 188.623 focos, e da Bolívia com 65.137 focos.
Mato Grosso abriga três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. A Amazônia concentra até o momento 50,2% de todas as queimadas registradas no país, seguida pelo cerrado, que representa 32,5%.
Apesar de liderar entre os estados, entre os dez municípios mais afetados pelas queimadas no país, apenas um é de Mato Grosso: Colniza, localizado no extremo norte do estado. O Pará, por sua vez, possui quatro cidades na lista.