MT assume vice-presidência de Associação de Entidades do Meio Ambiente

MT assume vice-presidência de Associação de Entidades do Meio Ambiente
Mauren Lazzaretti compõe Conselho Diretivo juntamente com o secretário de Minas Gerais, Germano Vieira, que responde pela presidência da entidade - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

MT assume vice-presidência de Associação de Entidades do Meio Ambiente

O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), assumiu a vice-presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A presidência será conduzida pelo Estado de Minas Gerais. A diretoria que irá representar os órgãos estaduais de meio ambiente foi eleita nesta terça-feira (25.06) durante reunião ordinária em Brasília e irá atuar no período 2019/21

Para a gestora do órgão ambiental mato-grossense, Mauren Lazzaretti, ao assumir a posição na diretoria da entidade, o Estado confirma seu papel de liderança e protagonismo nas discussões sobre as políticas públicas ambientais.

Ela compõe o Conselho Diretor, juntamente com o secretário Germano Vieira, que representa Minas Gerais; do secretário-geral Eduardo Taveira, da Sema do Amazonas; da 1ª secretária Márcia Telles, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia; e do 2º secretário Coronel Venâncio, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.

Sobre a Abema

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos, entre outras políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Criada em 1985, num período de início da redemocratização do país, a entidade teve participação ativa no processo de consolidação da política ambiental, através da descentralização das atividades então concentradas no plano federal, e nos grandes momentos de tomada de decisão que fizeram com que o arcabouço normativo brasileiro seja considerado um dos mais avançados do mundo, em especial nas discussões sobre o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal de 1988. Um dos temas mais importantes para a entidade sempre foi a estruturação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) através da gestão compartilhada e descentralizada.

+ Acessados

Veja Também