Movimento nos aeroportos brasileiros cresceu 3,85%

Redação PH

Redação PH

movimento nos aeroportos brasileiros cresceu 3,85%

Movimento nos aeroportos brasileiros cresceu 3,85%

A movimentação total de passageiros nos aeroportos do País cresceu 3,85% em março de 2017, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O crescimento foi observado após 19 meses consecutivos de queda.

No acumulado dos últimos 12 meses (abril 2016 a março de 2017) a movimentação ainda apresenta queda de 6,68%. As informações constam no relatórioConjuntura do Setor Aéreo, divulgado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes.

No mesmo período, entre os dez aeroportos de maior movimentação de passageiros, nove obtiveram crescimento. Apenas o terminal de Brasília (DF) registrou queda de 8%, em relação a março de 2016. Os demais registraram crescimento médio de 6,31%, com destaque para o aeroporto de Congonhas (SP) que registrou crescimento de 12%, seguido de Recife (PE), 8,77%, e Galeão (RJ), 8,58%.

Entre principais rotas do País, a ponte áerea Santos Dumont (RJ) – Congonhas (SP) teve crescimento de 13,8%. No sentido inverso, aumento foi de 9,9%. Já o movimento entre Confins (MG) e Congonhas (SP) cresceu 8,5%. Entre as quedas estão os trajetos Porto Alegre (RS) – Guarulhos (SP), com 3,67%, e Salvador (BA) – Guarulhos, com 1,08%.

A movimentação de cargas no Brasil foi de 254 mil toneladas nos três primeiros meses de 2017, registrando um crescimento de 5,28% em relação ao mesmo período do ano anterior. O mês de março, por exemplo, computou um total de 93 mil toneladas, uma melhora de 3,7%.

Relatório

A partir deste ano, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes passa a divulgar mensalmente o relatório Conjuntura do Setor Aéreo, que traz uma avaliação dos principais dados e informações a respeito da movimentação de passageiros, cargas, empresas aéreas, indicadores de atividade econômica e fatos relevantes do setor.

O documento, realizado em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), também apresenta análises comparativas entre a situação atual do segmento com anos anteriores.Os relatórios serão disponibilizados para consulta a partir da segunda quinzena de cada mês.

+ Acessados

Veja Também