Motoristas de aplicativo devem recusar corridas de passageiros que estiverem sem máscaras em MT

O que compensa mais para o motorista de Uber?
Divulgação

Motoristas de aplicativo devem recusar corridas de passageiros que estiverem sem máscaras em MT

Os motoristas de aplicativo que transportarem passageiros que não estiverem utilizando máscaras faciais serão advertidos pela Polícia Militar.

A informação é da assessoria da PM, que explicou que os motoristas não serão multados, como é o caso dos proprietários de estabelecimentos comerciais que permitirem a entrada de clientes sem máscaras. Neste caso, os donos dos comércios serão multados em R$ 80 por pessoas que for flagrada sem a máscara.

Mesmo assim, a orientação da Polícia Militar é para que os motoristas de aplicativos recusem corridas ao perceberem que o passageiro não está utilizando máscaras. Além disso, eles podem pedir também para que o passageiro desça do veículo caso isso aconteça.

O uso de máscaras tornou-se obrigatório a partir dessa segunda-feira (4) e os militares estão atuando em todos os 141 municípios de Mato Grosso para autuar quem desrespeitar a determinação.

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido. Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.

Blitz

Uma operação de fiscalização para o uso obrigatório de máscara teve início nesta terça-feira (5), a partir das 13h, pelo Governo de Mato Grosso. Policiais militares devem passar por comércios e espaços públicos para exigir o cumprimento do decreto 11.119/2020 que torna obrigatório o uso do equipamento de proteção.

Durante a operação ‘Dispersão II – Covid 19’, segundo o governo, os comércios e pessoas sem máscaras poderão ser notificados se estiverem desrespeitando a medida legal, ou seja, que insistem em sair de casa ou estão em compras sem máscara.

A lei estabelece o pagamento de multa no valor de R$ 80 por pessoa (consumidor, funcionário, proprietário, diretor…) que estiver sem o equipamento de proteção individual. E determina que seja afixado em local de fácil visualização cartazes informando a obrigatoriedade do uso.

De acordo com o governo, a atuação da polícia será simultânea em todos os municípios mato-grossenses.

Além da fiscalização, os policiais vão orientar para o uso correto e distribuir máscaras às pessoas que estiverem descumprindo a determinação.

O objetivo é evitar a disseminação do novo coronavírus. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nessa segunda-feira (4), Mato Grosso tem 344 casos confirmados da Covid-19 e 13 mortes pela doença.

+ Acessados

Veja Também