Moradores de Barra do Garças poderão ser beneficiados com programa Mutirão Rural 2017

Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Moradores de Barra do Garças poderão ser beneficiados com programa Mutirão Rural 2017

Moradores barra-garcenses que vivem em situação de vulnerabilidade social poderão ganhar uma importante ferramenta importante na inclusão social, a presença da Caravana do Mutirão Rural 2017 no município. A proposta foi apresentada em plenário pelo deputado Adalto de Freitas (SD), por meio de indicação ao diretor-presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso – Senar-MT e ao diretor-presidente do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/MT, mostrando a necessidade de contemplar o município de Barra do Garças com o Mutirão.

A caravana é realizada em formato itinerante, atendendo a população gratuitamente, com a disponibilização de emissão da carteira de identidade, registro civil de nascimento, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, cartão do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, também é ofertado atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Além disso, são oferecidos serviços de palestras orientativas, gincana esportiva, oficinas de pintura facial e automaquiagem, corte de cabelo, entre outros.

“Através do programa do Senar-MT, que realiza gratuitamente esses diversos serviços nas comunidades rurais, tido como essencial, com um propósito extraordinário, de levar cidadania a quem vive na zona rural com acesso a ações e atendimentos presenciais, essa caravana já faz esse trabalho desde 1996, já esteve em Barra do Garças, mas precisa voltar para ofertar novamente os serviços à população tão necessitada”, elencou Adalto de Freitas.

O Mutirão Rural é uma ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que tem como propósito levar cidadania a quem vive na zona rural com acesso a ações e atendimentos presenciais. Em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios mato-grossenses, contabilizando 14.856 atendimentos. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.

Esportes e Lazer-Para o município de Santa Cruz do Xingu, o parlamentar apresentou uma outra indicação, que propõe a necessidade fazer uma cobertura nas quadras poliesportivas dos Projetos de Assentamentos Santa Clara e Brasipaiva, localizados em Santa Cruz do Xingu.

Conforme a justificativa, aquelas unidades não possuem cobertura, situação que expõe os alunos ao sol e à chuva e prejudica a prática de educação física, torneios, jogos e outras atividades desportivas e de lazer lá realizadas. “É imprescindível, pois, que o poder público garanta o direito de cada aluno ao esporte, disponibilizando locais apropriados a sua realização haja vista a interação, entretenimento e saúde que o mesmo propicia”, finalizou.

+ Acessados

Veja Também