Mohamed comemora emancipação da Universidade Federal de Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Mohamed comemora emancipação da Universidade Federal de Rondonópolis

O ex-vereador Mohamed Zaher, um dos idealizadores da Universidade Federal de Rondonópolis comemorou a assinatura da presidente da Dilma Rousseff no projeto de independência do Campus local. Com isso, a estrutura passa a ter administração própria sendo desvinculada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“É uma alegria ver esse projeto que beneficia tantos alunos a nossa cidade concretizado. Foram anos de luta e de muitas reuniões. Ainda me lembro de uma greve da UFMT, quando presidente da Câmara em 2005, e recebi uma comissão de professoresque pedia apoio ao movimento e dessa reunião nasceuesse projeto. A Câmara foi parceira na pesquisa realizada nos municípios da região e também em todas as ações pela criação de uma universidade independente”, lembrou.

Segundo Mohamed, o professor Antônio Gonçalves Vicente, o Tati, já falecido trabalhou arduamente ao lado dos colegas no projeto, ladeado sempre pela professora Lindalva Garske e outros que foram incansáveis num processo que durou mais de umadécada.

Ele lembra que na época era diretor do Cesur e que a comunidade acadêmica da UFMT achou estranho, ele que era da iniciativa privada, fomentar um projeto público, concorrente. A explicação era que haveria alunos para todos e realmente é esta a realidade de hoje, de que um projeto não inviabilizou o outro, ao contrário, formentou. Rondonópolis é uma cidade universitária e se concretizou como polo educacional da região Sul.

Mohamed deixou o Legislativo em 2013, e continuou acompanhando como cidadão o trabalho dos docentes, principalmente os mais antigos, pela emancipação do Campus.

Carta de agradecimento

Em 2008, recebeu uma carta de agradecimento da comunidade da UFMT assinada pelo professor Tati:

Rondonópolis, 27 de junho de 2008.

A comunidade Universitária do Campus Universitário de Rondonópolis agradece a participação do vereador Mohamed Zaher no projeto de criação da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis.

Foi numa reunião, na Câmara Municipal de Rondonópolis em 2005, quando, nós professores, fomos pedir apoio a greve nacional que o então presidente, Mohamed Zaher, sugeriu a emancipação imediata do Campus e colocou a estrutura do Legislativo a nossa disposição.

Assim começou nossa caminhada de pedido de apoio a todas as Câmaras Municipais e Prefeituras da região Sul de Mato Grosso. Graças a esta iniciativa começamos o trabalho de campo que culminou no projeto propriamente dito da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis, hoje prestes a se tornar realidade.

Depois conseguimos apoio de mais e mais parlamentares e a adesão da sociedade neste projeto educacional que engrandece nossa cidade, a UFR, que irá atender alunos de toda a região Sul do Estado, e consagrar nossa cidade como polo educacional de Mato Grosso.

Antônio Gonçalves Vicente (Tati)Professor/UFMT/CUR

+ Acessados

Veja Também