Mio-inositol para o tratamento da SOP

Mio-inositol para o tratamento da SOP

Compartilhe:

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição hormonal muito comum em mulheres que estão em idade reprodutiva. Por isso, há vários tratamentos que visam controlar os sintomas da síndrome, como é o caso do mio-inositol.

Então, para ajudá-lo a entender melhor e quais são os benefícios do mio-inositol para o tratamento da SOP, preparamos um conteúdo explicando tudo que você precisa saber.

Dessa forma, além de entender mais sobre o assunto, você vai poder se orientar caso o mio-inositol seja receitado pelo seu médico.

Para entender tudo que precisa sobre o mio-inositol para o tratamento da SOP e os benefícios dessa vitamina, basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

O que é o mio-inositol?

O mio-inositol nada mais é do que uma variante do inositol, uma vitamina do complexo B. Ou seja, é uma substância totalmente natural, encontrada em vários alimentos, principalmente em frutas e vegetais, grãos integrais e até mesmo em carnes.

A principal função do mio-inositol é de regular hormônios como o FSH e TSH, bem como a insulina, servindo para equilibrar os níveis de glicose no organismo. Por regularem dois hormônios que afetam diretamente a fertilidade, o mio-inositol vem sendo muito utilizado para tratar a SOP e, por isso, vamos explicar quais são os benefícios da substância no organismo no próximo tópico.

Os benefícios do mio-inositol para o tratamento da SOP

São vários os benefícios do mio-inositol para o tratamento da SOP. Porém, separamos os três principais para ajudá-lo a entender mais sobre os benefícios da vitamina em mulheres com a síndrome do ovário policístico.

Regula o ciclo menstrual e a ovulação

O principal benefício do mio-inositol para o tratamento da SOP é de regular o ciclo menstrual e a ovulação. Um dos principais sintomas da SOP são justamente os ciclos irregulares e às vezes até mesmo a falta de menstruação.

Porém, com o mio-inositol, é possível restabelecer um ciclo menstrual normal. Além disso, por regular os hormônios FSH e TSH, o mio-inositol também atua na melhora da ovulação, garantindo um aumento na produção de óvulos saudáveis.

Ou seja, além de regular a menstruação, o mio-inositol também ajuda na produção de óvulos, aumentando as chances de concepção.

Melhora a sensibilidade à insulina

Mulheres com SOP frequentemente possuem resistência à insulina, o que leva ao aumento do nível de açúcar no sangue e, consequentemente, ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Porém, estudos recentes mostram que o mio-inositol melhora a sensibilidade à insulina no organismo de mulheres com SOP, prevenindo e ajudando no tratamento de diabetes.

Além disso, outro problema relacionado à SOP e à insulina está no desenvolvimento de diabetes gestacional, em caso de gravidez. E, nesses casos, a utilização de mio-inositol também é benéfica para ajudar a prevenir e tratar a condição.

Ajuda a diminuir os hormônios andrógenos

Mulheres com SOP geralmente possuem um aumento na produção de testosterona no organismo, que causa uma série de sintomas, como:

  • Aparecimento de pelos;
  • Desenvolvimento de acne;
  • Alterações na ovulação.

Porém, o mio-inositol tem sido utilizado de maneira eficiente como uma forma de regular a produção de testosterona, contribuindo para uma melhora significativa nesses sintomas.

Onde encontrar o mio-inositol?

É possível encontrar o mio-inositol em uma série de alimentos, como por exemplo em frutas cítricas e nos grãos integrais. Além disso, você encontra o mio-inositol também em alimentos como coração, fígado e outras vísceras de animais.

Porém, nem sempre a ingestão de mio-inositol é suficiente para tratar a SOP. Nesses casos, você pode optar por um suplemento à base de mio-inositol, que além de prático permite que você ingira a quantidade necessária da vitamina para aproveitar os benefícios.

Mas fica a dica: mesmo sendo uma substância natural, a suplementação de qualquer tipo só deve ser feita após recomendação médica. Dessa forma, seu médico pode recomendar a dosagem ideal da vitamina para as suas necessidades, de forma a aproveitar os benefícios da substância com mais segurança.

Agora que você já sabe tudo sobre o mio-inositol e como ele é utilizado para o tratamento da SOP, você precisa consultar seu médico e escolher o melhor suplemento de mio-inositol para as suas necessidades, bem como utilizar os alimentos ricos na substância na sua alimentação.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também