Para representar o tema central “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, do encontro dos ministros do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, foi realizada uma cerimônia simbólica de plantar mudas de árvores na Chapada dos Guimarães (MT), nesta quinta-feira (12).
Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, evidenciou que o ato simboliza o compromisso do Governo Federal e das autoridades internacionais com a preservação ambiental e a sustentabilidade.
“Nós juntos do Ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Pesca e Aquicultura, das Relações Exteriores e Embrapa, enfim, o Brasil, o Governo do presidente Lula, voltando ao protagonismo mundial apresentando soluções em especial para uma agricultura sustentável e inclusiva”, destacou o Fávaro.
O plantio foi realizado na inauguração do Pomar das Nações, na qual foram plantadas 50 mudas de amora, goiaba, acerola, manga, pau-brasil e cajá-manga, representando os países. Estas árvores foram escolhidas por representar a diversidade brasileira.
O Pomar das Nações visa representar a união e a cooperação internacionais dos países integrantes do Grupo dos 20, como os países e organizações convidadas para a 14ª edição que está ocorrendo nesta semana.