Ministro diz que Mato Grosso terá prioridade em investimentos na infraestrutura

Ministro diz que Mato Grosso terá prioridade em investimentos na infraestrutura

“Mato Grosso terá prioridade do Governo Federal nos investimentos”. A garantia foi dada nesta sexta-feira, 14, pelo ministro de Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, durante visita ao terminal de cargas da Ferrovia Vicente Vuolo, em Rondonópolis. Ele também visitou trecho de duplicação das BRs 163 e 364, naquela cidade.

Segundo o ministro, a visita confirmou a urgência na aplicação de recursos para obras de infraestrutura não só na região, mas em todo o Estado. “Seguramente, Mato Grosso terá o maior volume de recursos”, disse ele, ao citar investimentos públicos em várias rodovias, como a BR-163 (que está sendo duplicada entre Cuiabá e Rondonópolis) e a 158, entre Barra do Garças e Vila Rica, na divisa com o Pará.

Sobre a Ferrovia Vicente Vuolo, o ministro disse que o Governo Federal aguarda decisão do Tribunal de Contas da União para a prorrogação do contrato de concessão da linha ferroviária paulista, que deve vincular investimentos de R$ 7 bilhões no prolongamento dos trilhos em direção a Cuiabá e Sorriso. “A empresa Rumo, que detém a concessão, já confirmou interesse em fazer essa obra e confirmou o potencial de cargas de Cuiabá” – explicou.

Tarcísio Freitas ainda citou a Ferrogrão, cuja concessão deve ser feita ainda este ano, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que deve ser licitada até o final do ano. “Quem vem a Mato Grosso vê aqui um Brasil que dá certo e tudo o que se fizer por logística de transportes em Mato Grosso ainda é pouco”, disse ele.

O presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, senador Wellington Fagundes, disse que algumas obras, como a duplicação da BR-163 entre Cuiabá e Rondonópolis devem retomar o ritmo acelerado agora, com o fim do período das chuvas. “Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deve já tem autorização para iniciar o contorno da rodovia na região de Jaciara” – ele assinalou.

O governador Mauro Mendes, que acompanhou a visita. Ele reforçou a importância estratégica do Estado na produção de alimentos e dos investimentos em infraestrutura.