Ministro de Portos declara apoio à Frente Parlamentar de Logística

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Ministro de Portos declara apoio à Frente Parlamentar de Logística

As ações da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog) agora contam com o apoio governamental da Secretaria de Portos da Presidência da República. A afirmativa veio do ministro Helder Barbalho nesta quinta-feira (29), durante visita oficial às instalações da Frenlog, na Confederação Nacional dos Transportes.

O órgão, que tem status de ministério, agora compõe o quadro de apoiadores da Frente, que é presidida pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), e busca o crescimento econômico do Brasil através dos investimentos em todos os modais de transportes.

“Fazer a junção de todos os modais com os portos é determinante – garantiu Barbalho. E nós confiamos de que esta parceria do Poder Executivo com o Poder Legislativo é fundamental para que possamos, com o coletivo de ideias e as múltiplas opiniões, construirmos efetivamente um Brasil forte, com desenvolvimento econômico, competitividade, custo reduzido e, claro, fazendo com que sejam gerados emprego e renda”, assegurou.

O senador Wellington Fagundes afirma que a presença da Secretaria de Portos na Frenlog “abre uma porta necessária” para a elaboração de uma agenda legislativa positiva para o setor. Segundo ele, o apoio do ministro é fundamental para garantir frentes objetivas de trabalho, principalmente no que diz respeito à regulação da atividade portuária e à diminuição da burocracia, que incentivarão as exportações.

“A construção de uma logística eficiente não se faz da noite para o dia, se faz com trabalho e muita dedicação; com articulação política e planejamento estratégico. Por isso, aplaudimos o interesse da Secretaria em apoiar e participar ativamente da Frenlog, pois precisamos crescer para enfrentar a crise. Crescer em produção – que já é recordista – e principalmente no transporte, que permitirá exportar a baixos custos e ampliará a competitividade do nosso país”, afirmou Fagundes.

A Frenlog, composta por senadores e deputados, já havia angariado o apoio de outros ministros de Governo, como Antônio Carlos Rodrigues, dos Transportes, e Kátia Abreu, da Agricultura, além de diretores de agências reguladoras e entidades privadas ligadas ao setor. Para o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro, é importante a parceria entre o órgão e o Parlamento.

“No Dnit, temos uma agenda muito forte com os parlamentares, que trazem as demandas locais, regionais, os anseios de suas comunidades. Lá que se identifica a necessidade de maior infraestrutura, de ampliarmos a malha logística em todos os modais. Essa agenda conjunta com os parlamentares é um benefício enorme para o país e a junção desses esforços irá trazer garantias imensuráveis para o Brasil”, projetou.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, destacou o empenho e os rumos que tem tomado a Frenlog, sob a liderança do senador Wellington Fagundes e o vice-presidente, deputado Covatti Filho (PP-RS). “Eu não posso deixar de citar aqui a qualidade do grupo de profissionais que apoia o senador Wellington na Frenlog. São profissionais do mais alto conhecimento e expertise e, no momento, muito alinhados com os objetivos e a agenda da Antaq”, parabenizou.

Segundo ele, a troca de experiências garantirá um estímulo à navegação interior, à ampliação da cabotagem – que é extremamente estratégica e infelizmente subutilizada – além da desoneração e desburocratização dos investimentos. “Fica muito fácil trabalharmos juntos, já que as agendas são convergentes”, assentiu.

+ Acessados

Veja Também