Ministro da Fazenda garante liberação do FEX para Mato Grosso ainda neste semestre

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Ministro da Fazenda garante liberação do FEX para Mato Grosso ainda neste semestre

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que a União repassará ao Estado de Mato Grosso, ainda neste semestre, cerca de R$ 400 milhões do Fundo de Apoio às Exportações (FEX) de 2015. A liberação beneficia os municípios, que receberão 25%. A garantia foi dada durante reunião da bancada mato-grossense no ministério da Fazenda nesta terça-feira (22).

O líder do Partido da República no Senado, Wellington Fagundes, destacou que nos próximos dias o ministro Barbosa deve enviar ao Congresso Nacional duas medidas provisórias que autorizam o pagamento do FEX 2015 ainda neste semestre.

“Além da liberação do recurso referente a 2015, ainda há a possibilidade de adiantar a parcela referente a 2016, o que seria inédito, pois cerca de R$ 800 milhões seriam destinados ao Estado neste momento de crise”, complementou o republicano.

Wellington pontuou ainda que esteve com a presidente Dilma Rousseff para debater a liberação do auxílio financeiro e teve a compreensão e comprometimento da chefe do Executivo na liberação do recurso ao Estado. “O repasse é um direito de Mato Grosso, campeão nacional em exportação destes produtos e chega em momento importante, ajudando a diminuir as dificuldades, sobretudo dos municípios” -frisou.

O encontro desta terça-feira é um desdobramento da audiência de Wellington com Barbosa, na última semana, que também contou com a presença do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.

Segundo Wellington, se não fosse os repasses do FEX, no ano passado, o governo do Estado não teria condições de fechar as contas.

O deputado Fábio Garcia, líder da bancada, enalteceu o trabalho de todos os parlamentares que representam o Estado. “Independente das questões partidárias, o discurso é um só. Estamos afinados em levar recursos para que os prefeitos e o Governo do Estado possa trabalhar pela população mato-grossense”, comemora.

Para o deputado Adilton Sachetti, o aporte fará diferença à capacidade de gestão do Estado, em uma hora de grandes dificuldades. “A reunião foi muito produtiva pois mostrou um novo horizonte, um alento a essa necessidade de recursos”.

FEX

Chamado de Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX), o repasse foi criado pela União para compensar os estados pelas perdas com a Lei Kandir, que desonerou o ICMS (Imposto sobre Comércio e Produtos) das exportações de produtos primários e semielaborados.

+ Acessados

Veja Também