Ministra defende produção ambiental e socialmente sustentável em evento da cadeia de abastecimento

Foto: Antonio Araujo/Mapa

Ministra defende produção ambiental e socialmente sustentável em evento da cadeia de abastecimento

Produzir mais com sustentabilidade ambiental e social foi apresentado como o grande desafio do setor agropecuário pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento.

Realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), nesta quinta-feira (17), o fórum virtual discutiu temas referentes a práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês) na cadeia de abastecimento.

“A agricultura brasileira, em sua grande parte, é sustentável. Temos no Brasil uma agricultura diferente do restante do mundo, somos um dos pouco países que consegue produzir duas vezes na mesma área, até três com irrigação. Temos o desafio de continuar a produzir cada vez mais, mas de maneira sustentável, alimentando a população brasileira e exportando o excedente”, declarou a ministra.

A produção nacional é responsável pela alimentação de 212 milhões de brasileiros e tem na agricultura familiar parcela expressiva do atendimento ao mercado interno. “É preciso ampliar a participação dos pequenos e médios produtores na principal cadeia de abastecimento para que cheguem com mais eficiência aos pontos de comercialização, gerando renda e emprego a essas famílias”, frisou Tereza Cristina.

Segundo a ministra, a questão da rastreabilidade é outro ponto central nas entregas da agropecuária brasileira, já que os consumidores estão cada vez mais atentos ao caminho que o alimento percorreu até chegar à mesa e como ele foi produzido, levando em consideração critérios de sanidade animal e vegetal e qualidade (inocuidade) em conformidade com o que o mundo exige.

Em relação ao fato de parcela da população ainda viver em situação de insegurança alimentar e o desperdício de alimentos, os participantes destacaram que deve ser encarado de forma coordenada entre as diversas áreas do Governo Federal. Neste cenário, a ministra defendeu a criação de um grupo para discutir o assunto e conectar ações para melhorar a entrega de alimentos à toda população.

Ainda participaram das discussões representantes da cadeia de abastecimento e autoridades do Governo Federal, como os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, João Roma.

+ Acessados

Veja Também