Ministério lança em MT o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo

Redação PH

Redação PH

ministério lança em mt o programa nacional  de sanidade de animais aquáticos de cultivo

Ministério lança em MT o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira, 20, o lançamento do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo. O evento será em Mato Grosso, nas cidades de Alto Paraguai e Nortelândia, região do Médio Norte. O comunicado foi feito no encontro com o deputado federal e senador eleito Wellington Fagundes (PR-MT). O evento acontecerá entre os dias 5 e 6, durante visita do ministro a Mato Grosso, estado considerado modelo da atividade e cuja experiência será empregada em outros estados.

O Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo – “Aquicultura com Sanidade” foi criado pelo Ministério da Pesca para garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade da matéria-prima obtida a partir dos cultivos nacionais. A norma foi elaborada para assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças nos sistemas de produção de animais aquáticos, contribuindo para o aumento da produtividade.

De acordo com o ministro Barbalho, o desenvolvimento da aquicultura em Mato Grosso apresenta índices relevantes, tanto no aspecto da produtividade como também no aspecto associado ao resgate social das populações da Bacia do Alto Paraguai. Em Alto Paraguai, estão implantados 50 hectares de lâmina d´água de criação de peixe. O município foi o pioneiro na exploração da piscicultura em áreas degradas pelo garimpo. Já em Nortelândia, cerca de 300 famílias fazem parte do projeto de piscicultura. Estão previstos a implantação de 285 viveiros escavados, cada um com área de 5 mil metros quadrados.

“São projetos como esse que nos enche de orgulho porque atende a todos. Em Mato Grosso temos a maior produção de aquicultura do Brasil, mas possuímos condição de quintuplicar a produção em curto prazo” – assegurou o senador eleito. Wellington lembrou que Mato Grosso produz muita soja, e este fator reduz custos com ração, a principal despesa em projetos de piscicultura. O parlamentar ainda ressaltou a importância da contribuição do MPA para o desenvolvimento da atividade no Estado.

Além dos municípios da Bacia do Alto Paraguai, o ministro visitará ainda projetos privados nas cidades de Sorriso e Campo Verde. Também está previsto um sobrevoo ao reservatório de Manso, que possui mais de 40 mil hectares de lâmina d’água aproveitáveis para a aquicultura.

Neste lago estão previstos oito parques aquícolas, dos quais quatro onerosos (concedidos mediante pagamento), de cunho empresarial, e quatro não onerosos, para aquicultores familiares. Em conjunto, os parques aquícolas terão capacidade para produzir 7.876 toneladas de pescado por ano.

+ Acessados

Veja Também