Ministério da Saúde e Fundação Gates renovam parceria

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Ministério da Saúde e Fundação Gates renovam parceria

O Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates renovaram, nesta quarta-feira (5), a cooperação que mantêm desde 2011. As duas instituições vão investir, por mais cinco anos, em pesquisas sobre malária, dengue, chikungunya e resistência bacteriana.

Entre 2017 e 2021, os investimentos da parceria irão focar na implementação experimental em larga escala da pesquisa Wolbachia, destinada a combater o mosquito Aedes aegypti. Além disso, será ampliada a atuação para outras áreas importantes ao Brasil e para o mundo, como a resistência a antimicrobianos e a malária.

A parceria, que teve início em 2011, contou com investimento de R$ 25 milhões. O valor foi aplicados no desenvolvimento de Teste Rápido Molecular (TRM) para tuberculose, no projeto ‘Eliminar a Dengue’, em pesquisas sobre desenvolvimento infantil, entre outras áreas.

Durante o encontro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, avaliou que os resultados da parceria permitem ao Brasil “abrir novas perspectivas, apoiar novas pesquisas e, com elas, oferecer novos produtos capazes de proteger a população do Brasil e do mundo das ameaças à saúde”.

O representante da Fundação Gates, Shawn Baker, ressaltou que os exemplos e experiências obtidas no Brasil são replicados em outros países. “O Brasil representa o futuro que outros países gostariam de alcançar”, disse Shawn, durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento.

+ Acessados

Veja Também