Microsoft para de atualizar Windows 8 e versões antigas do Internet Explorer

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

Microsoft para de atualizar Windows 8 e versões antigas do Internet Explorer

A Microsoft deixa a partir desta terça-feira (12) de liberar atualizações para o Windows 8 e versões antigas do navegador Internet Explorer, responsáveis por quase um quinto da navegação na internet em computadores.

Windows 8

O sistema operacional não receberá mais melhorias de segurança e desempenho e suporte a novos tipos de hardware, mas atualizações técnicas e reparações a falhas de segurança estão mantidas.

O ciclo de atualizações da Microsoft ser de 10 anos e, apesar de o Windows 8 ter sido lançado só em 2012, o fim do lançamento de novidades é encerrado para o sistema.

A alteração ocorreu porque o Windows 8.1, que chegou em 2016, foi considerado não uma plataforma única e, sim, um pacote de serviço adicional ao Windows 8. Com essa interpretação, a Microsoft deu 24 meses para que os usuários migrassem de uma versão para a outra antes de encerrar o atendimento. Os usuários de Windows 8.1 recebem suporte até 2023.

Internet Explorer

O suporte definitivo chega ao fim mesmo para Internet Explorer 8, 9 e 10, que, juntos, chegam 19,8% de participação do acesso à web, segundo as estatísticas do Net Applications.

O fim do ciclo de atualização não incluirá o Internet Explorer 11, modelo mais recente do browser e ainda o mais utilizado em PCs (25,5%). Com isso, além dele, o novo navegador da empresa, o Microsoft Edge, que roda no Windows 10, deverá ser impulsionado.

A Microsoft orienta que usuários ainda adeptos das versões desatualizadas as troquem por navegadores mais recentes. A orientação é feita porque essas pessoas passarão a ficar expostas a malwares que explorem brechas que passarão a não ser mais corrigidas.

“Depois de 12 de janeiro de 2016, a Microsoft não irá mais fornecer atualizações técnicas ou de segurança para as versões antigas do Internet Explorer.

“Atualizações regulares ajudam a proteger computadores de ataques maliciosos, o que torna importante fazer o upgrade e manter [o sistema] em dia”, informa a empresa.

+ Acessados

Veja Também