México inaugura projeto que deve filtrar 27 mil toneladas de poluentes do ar

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

México inaugura projeto que deve filtrar 27 mil toneladas de poluentes do ar

A Cidade do México passa atualmente por uma transformação em suas principais avenidas e vias. O projeto Via Verde cobriu pilares e grandes estruturas com plantas que vão ajudar a filtrar o poluído ar da capital mexicana.

O projeto planeja instalar 60.000 m² dos chamados "jardins verticais" pelas mais de 1.000 colunas do segundo piso do Anel Periférico, avenida importante que liga regiões da cidade. Iniciado em julho, o Via Verde quer percorrer 30 quilômetros de vias.Para garantir a saúde das plantas, foi instalado um sistema de irrigação automática e também uma opção manual e a água captada, em sua maioria, deve vir das chuvas.

Em sua página, o projeto informa que 6 e cada 10 habitantes do município possuem algum tipo de doença respiratória ligadas às más condições do ar. Se completa, a ideia vai filtrar mais 27 mil toneladas de gases tóxicos, fixará mais de 5 toneladas de poeira suspensa e vai processar mais de 10 toneladas de metais pesados anualmente. No vídeo usado para divulgar a ideia, o Via Verde se define como "o maior projeto de naturação urbana do mundo".

Em ranking divulgado pela empresa de transporte TomTom, o trânsito da Cidade do México só perdeu para o de Istambul (Turquia) na listagem mundial. Em terceiro lugar figurava o Rio de Janeiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde recomenda que as grandes cidades tenham um mínimo de 9 m² de área verde por habitante, como forma de prevenir doenças respiratórias e manter a boa qualidade de vida.

São Paulo conta com quatro jardins verticais na região do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Outros dois estão em estágio inicial de construção.

+ Acessados

Veja Também