Mercado mantém projeções para a taxa Selic

Redação PH

Redação PH

desemprego no brasil cai e vai a 13,3% no trimestre até maio, diz ibge

Mercado mantém projeções para a taxa Selic

Economistas do mercado financeiro mantiveram a expectativa para a taxa básica de juros neste ano e continuam projetando uma inflação dentro da meta perseguida pelo Banco Central, que é de 4,5%, podendo variar para um nível máximo de 6% e um mínimo de 3%.

Para os especialistas, a taxa Selic deve encerrar o ano em 8,50% ao ano e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, deve ficar em 3,95%. As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (29) e fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas.

Com o impacto das reformas econômicas, as expectativas para a inflação vêm caindo de forma consistente nos últimos meses. Nos últimos 12 meses encerrados em abril, a inflação acumula alta de 4,08%. Ou seja, está acomodada dentro dos parâmetros definidos pelo Banco Central.

Um dos principais efeitos desse processo de correção de rumos é a queda consistente da taxa Selic, usada como referência para ajustar outras taxas de juros praticadas na economia e o principal instrumento da autoridade monetária no combate à inflação.Do início do governo do presidente Michel Temer até o momento, essa taxa saiu de 14,25% ao ano para 11,25% ao ano.

Na quarta-feira (31), para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), composto pelos diretores do Banco Central e responsável por definir a taxa de juros, a expectativa do mercado financeiro é de que seja anunciado mais um corte importante na taxa Selic.

+ Acessados

Veja Também