Menor cidade de Mato Grosso, Araguainha implanta Sistema Municipal de Cultura

Secom-MT

Secom-MT

Foto por: Divulgação

Menor cidade de Mato Grosso, Araguainha implanta Sistema Municipal de Cultura

Araguainha, município com menor população de Mato Grosso (estimada em 900 pessoas), deu um grande exemplo de organização ao consolidar, nesta quinta-feira (14.10), a implantação de seu Sistema Municipal de Cultura.

“Que grande exemplo, meus amigos. Parabenizo o prefeito Chiquinho, a secretária de cultura Ana Lucia, e todos os agentes que fazem parte da cadeia produtiva da cultura pela dedicação e empenho. Araguainha elege hoje seus conselheiros de cultura no Fórum Municipal, o que nos enche de orgulho. Araguainha é sim o menor município de Mato Grosso, mas hoje se torna gigante ao dar um grande exemplo de organização da cultura a todo o estado de Mato Grosso”, comemora Beto Dois a Um, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Araguainha celebra a aprovação de leis que implantam o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Políticas Culturais. Além disso, o município já iniciou a construção do seu Plano Municipal de Cultura.  Todas essas conquistas contam com o suporte da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer e da AÇÃO CULTURAL, por meio do Curso Gestão Pública da Cultura.

Araguainha, município com menor população de Mato Grosso (estimada em 900 pessoas) deu um grande exemplo de organização ao consolidar a implantação de seu Sistema Municipal de Cultura – Foto: Divulgação

O evento em Araguainha contou com a presença do prefeito Chiquinho Naves, do vice-prefeito Adiel Alves filho, de vereadores, secretários municipais e representantes do segmento cultural.  Online, o evento contou também com a participação do secretário de Estado da Cultura Beto Dois a Um, do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, e dos consultores culturais Adriano Souza e Silvia Machado.

Sistema Municipal De Cultura

O Sistema Municipal de Cultura integra o Sistema Nacional de Cultura e, na esfera municipal, das políticas públicas de cultura, estabelece mecanismos de gestão compartilhada com os demais órgãos federados e a sociedade.

Tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais, no âmbito do município.

+ Acessados

Veja Também