Melhores servidores DNS públicos para melhorar sua navegação e privacidade online

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Melhores servidores DNS públicos para melhorar sua navegação e privacidade online

Compartilhe:

Com a extensa biblioteca de domínios e páginas em toda a rede mundial de computadores, você pode pensar que a Internet funciona através de palavras. 

Contudo, a realidade é que as frases que você escreve e lê online não têm nada a ver com a forma como o seu computador navega nas infinitas páginas da web.

Os computadores entendem apenas números – portanto, para entender as palavras, os computadores contam com os servidores DNS (Domain Name System) para traduzir a URL no endereço IP real do servidor do site.

Escolher um bom servidor pode melhorar sua velocidade de navegação e privacidade online. Pesando nisso, a seguir vamos apresentar a você alguns dos melhores servidores DNS públicos do mercado.

DNS público do Google: Velocidade e simplicidade

Reconhecido por sua rápida resolução de consultas DNS, o DNS público do Google é uma escolha popular. Além disso, possui medidas de segurança abrangentes e velocidade, devido à sua extensa rede de data centers globais. 

  • O endereço DNS primário, 8.8.8.8, e o DNS secundário, 8.8.4.4. 

Em termos de flexibilidade, o DNS público do Google é semelhante a um canivete suíço. Ele oferece opções de configuração flexíveis, permitindo aos usuários configurá-lo em dispositivos individuais ou aplicá-lo em toda a rede por meio das configurações do roteador em http://10.0.0.1/.

Seja um roteador Intelbras ou um gamer de ultra geração, é possível configurar o DNS de forma simples e prática. 

Cloudflare: Privacidade em primeiro lugar

Com forte foco na privacidade, o serviço DNS 1.1.1.1 da Cloudflare pode ser comparado a uma fortaleza. Ele se compromete a nunca gravar o endereço IP da consulta no disco, com todos os logs excluídos em 24 horas. 

A rede da Cloudflare se estende a 310 cidades em todo o mundo, permitindo tempos de resposta DNS rápidos para usuários em todo o globo, sendo, portanto, recomendada pela excelente velocidade e estabilidade. 

Em termos de privacidade de dados, 1.1.1.1 oferece os seguintes recursos:

  • Não utiliza dados do usuário para fins comerciais;
  • Suporta criptografia forte;
  • Suporta DNSSEC;
  • Executa a minimização do nome da consulta para aumentar a privacidade do usuário.

Também oferece proteção contra ataques DDoS, um bom complemento para ficar um passo à frente dos criminosos online.

CleanBrowsing: Navegação limpa

O CleanBrowsing se concentra em fornecer uma experiência de navegação segura, principalmente para famílias e instituições educacionais. 

Ele foi projetado para oferecer segurança e privacidade, filtrando conteúdo indesejável e protegendo os usuários contra ameaças emergentes online. Aqui está o que faz o CleanBrowsing se destacar:

  • Focado na privacidade: embora não sejam fornecidos detalhes específicos sobre práticas de tratamento de dados, como políticas de registro ou auditorias de terceiros, o CleanBrowsing enfatiza a privacidade do usuário. 
  • Recursos de segurança: CleanBrowsing oferece filtragem de conteúdo baseada em DNS, que é uma ferramenta crucial para bloquear o acesso a sites prejudiciais, garantindo um ambiente online mais seguro.
  • Suporte de criptografia: para evitar que consultas e respostas DNS sejam interceptadas, CleanBrowsing oferece suporte a protocolos DNS criptografados, melhorando sua privacidade e segurança online.

Alterar seu servidor DNS pode aumentar a velocidade de sua conexão, fornecer uma navegação mais privada e até mesmo salvar vidas durante viagens (ou quando conectado a servidores DNS desatualizados). 

Mudar seu DNS para qualquer um dos provedores que listamos aqui e veja a diferença na sua experiência online.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp