Meio milhão de pessoas foram atendidas no Ganha Tempo de janeiro a junho

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Meio milhão de pessoas foram atendidas no Ganha Tempo de janeiro a junho

Ana Mendes e Teodoro Antônio sãoaposentados e utilizam o espaço Ganha Tempo para pagar contas, fazer uma aposta na lotérica e até mesmo fugir do calor de 40º de Cuiabá. E eles não estão sozinhos. No primeiro semestre deste ano, meio milhão de pessoas já passaram pela unidade.

O programa Ganha Tempo, que hoje abrange as unidades da Capital e Várzea Grande, está com 14 anos de existência. Atualmente, é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pasta que na atual administração tornou o local um amplo espaço de exercício de direito de cidadania de todos mato-grossenses.

Lá, chegam cidadãos até mesmo de outros municípios para pagar contas, dar entrada em documentação ou mesmo aproveitar um dos diversos serviços ofertados por meio de parceria com órgãos e empresas.

“Aqui é bom porque é fresquinho, a gente consegue fazer um monte de coisas. Da até pra passear com o marido”, comentouAna Mendes.

O casal afirmaque está bastante satisfeito com a forma como o programa Ganha Tempo está sendo conduzido. Além deles, muitos outros demonstraram que sempre que vão ao local também saem com sensação de serem bem recebidos.

Isso ao menos é o que foi mostrado por uma pesquisa de satisfação realizada pela secretaria-adjunta de Cidadania da Setas (SAC), de janeiro a abril deste ano. De 270 pessoas que foram entrevistas, cerca de 93% relatou que estava muito satisfeito ou satisfeito com os atendimentos proporcionados. O resultado, garante o titular da Setas, Valdiney de Arruda, enche de orgulho a gestão.

“No tempo que estamos na secretaria, trabalhamos com um conjunto de pessoas para garantir que o cidadão consiga encontrar no Ganha Tempoum espaço onde resolva sua vida. Realizamos diversas parcerias, como por exemplo, com a Galvan Cabelereiros, para além dos serviços rotineiros, levarmos até corte de cabelo para quem precisa”, ponderou o gestor.

Débora Galvan é a proprietária da Galvan Cabelereiros. Há quase um ano, sua empresa vai até as unidades do Ganha Tempo ao menos uma vez por semana para levar diversos atendimentos de embelezamento de forma gratuita para os usuários do local. “Para nós, é muito significativo estar aqui dando esse auxílio, eajudar quem precisa”, afirma.

Outros prestadores de serviço trabalham a semana toda, das 07H30 às 18h30, para garantir um atendimento de qualidade. Entre eles, Angélica Cocchia, do grupo Energisa, que mantém um posto de atendimento na área desde que o Ganha Tempo de Cuiabá foi aberto. “Hoje em dia, atendemos cerca de 17 mil pessoas por mês. É uma satisfação estar aqui”, disse.

Cuiabá

O Ganha Tempo de Cuiabá foi a primeira unidade a ser aberta, ainda em 2002, durante a administração do então governador do estado, Dante de Oliveira. Hoje é gerido pela Setas, que proporciona atendimento com auxílio de vinte e dois prestadores de serviços. Entre eles, o Detran, Procon, CAB Cuiabá, Energisa, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Além destes, são realizadas programações paralelas todo mês, com parceiros como o programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça e o Fazendo Cidadania, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a própria Galvan Cabelereiros. Entre os serviços ofertados, corte de cabelo, unha, barba, além de campanhas de esclarecimento.

Neste ano, entre as 500 mil pessoas atendidas pelo programa Ganha Tempo, cerca de 460 mil são referentes somente a unidade de Cuiabá. A média de atendimento diário é de 3 mil pessoas. Em 2015, foram 900 mil pessoas atendidas, de janeiro a dezembro.

Várzea Grande

Foi lançado pela atual gestão em abril deste ano. De abril a junho, foram realizados mais de 48 mil atendimentos na unidade, que está instalada no Várzea Grande Shopping. “A unidade foi muito bem recebida pelo público. Agora, quem mora no município não precisa mais se deslocar até Cuiabá para ser atendido”, disse Rosany Figueiredo, superintendente do Ganha Tempo.

No local, estão disponíveis serviços para emissão da segunda via de documentos, pagamento de contas, oferta de cursos de qualificação, fotos 3×4, entre outros. Entre os prestadores de serviços estão o Sine, Detran, Procon, Politec eSecretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O atendimento é realizado das 09h às 19h, de segunda a sábado.

+ Acessados

Veja Também