Médicos cubanos mudam realidade de saúde preventiva em bairros da cidade

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Médicos cubanos mudam realidade de saúde preventiva em bairros da cidade

Há 15 meses no Brasil, médicos cubanos de Rondonópolis enaltecem espírito de união de profissionais da saúde

Rondonópolis pode ser considerada um dos exemplos nacionais onde o programa federal ‘Mais Médicos’ deu certo. A avaliação foi feita pela secretária de Saúde do Município, Marildes Ferreira, nesta sexta-feira (19), quando completou 15 meses da chegada dos médicos cubanos Jandry Torres, Iday Mateo Gonçalves e Jorge Luís para atuar na atenção básica local.

Os três profissionais fizeram uma visita ao Paço Municipal e foram recebidos pelo procurador-geral do Município, Fabrício Miguel Corrêa. Na oportunidade, Jandry foi um dos que mais elogiou a entrega ao trabalho dos seus companheiros de função, que atuam na unidade Estratégia de Saúde de Família – ESF da Vila Mamed.

“A demanda realmente é muito grande e o tempo acaba sendo pouco para tanto trabalho. Mas vejo muita disposição nos profissionais no tratamento com a população e pouco a pouco estamos conseguindo fazer com que os pacientes entendam a real função da saúde preventiva”, disse Jandry.

Já Iday, a única mulher do grupo de profissionais caribenhos, que fica até 2017 em Mato Grosso, disse que ainda há a necessidade dos cidadãos brasileiros entenderem como funcionam os caminhos da sua saúde pública. “Nos deparamos com pessoas chegando e já pedindo um encaminhamento para um neurologista ou cardiologista e não é desta maneira. Em 90% dos casos, é possível resolvermos o problema ali mesmo na unidade, sem precisar acessar um especialista”, analisou.

O prefeito Percival Muniz, em outras oportunidades, já avaliou que a entrada de outra cultura médica na saúde local deixará suas marcas positivas, mesmo depois da saída dos profissionais. “A medicina cubana é reconhecida no mundo todo e no Brasil esses profissionais estão tendo uma rápida adaptação. Eu tenho certeza que os enfermeiros e técnicos que atuam com eles, seja na Mamed, Industrial ou Parque Universitário, certamente receberam ensinamentos, na rotina de trabalho, que os capacitou para o resto da vida”, avaliou.

+ Acessados

Veja Também