Medeiros pede a Maia criação de comissão de acompanhamento da crise na Venezuela

Medeiros mantém emenda de R$ 10 milhões para a Santa Casa

Medeiros pede a Maia criação de comissão de acompanhamento da crise na Venezuela

Diante da situação emergencial em que vive a Venezuela e pelos efeitos preocupantes causados na região de fronteira do país vizinho com o Brasil, o deputado federal, José Medeiros (Pode/MT), solicitou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o encaminhamento ao plenário de uma proposta para criação de uma comissão externa para acompanhar de maneira mais próxima os atos de violência ocorridos na região limítrofe do estado de Roraima.

O requerimento foi enviado nesta quarta-feira (27) e aguarda despacho da mesa diretora para ser apreciado pelo plenário. Em sua argumentação, Medeiros destaca os riscos do conflito e das ações perpetradas por Nicolas Maduro, a quem atribui a liderança de um regime ilegítimo na Venezuela.

O deputado ressalta a importância da intervenção face as mortes já contabilizadas na região de fronteira e a queima de dois caminhões enviados para socorrer o povo vizinho com itens básicos de sobrevivência.

“Em Pacaraima, no estado de Roraima, militares apoiadores de Maduro impediram a entrada de caminhões carregados com alimentos e com medicamentos. Na mesma área, militares venezuelanos lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestavam contra o bloqueio da ajuda humanitária. Na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, que se localiza tão somente a quinta quilômetros da fronteira com o Brasil, três pessoas foram assassinadas pelos cúmplices de Maduro, e outras quinze ficaram feridas à bala”, alertou o deputado.

O mato-grossense segue o pedido invocando o papel institucional do parlamento nacional de marcar presença ativa neste momento negativamente histórico da América do Sul.

“Na esteira da mobilização internacional, requeremos o engajamento da Câmara dos Deputados em defesa da fronteira brasileira e do povo venezuelano, acompanhando, de perto, as violações dos direitos humanos na divisa da Venezuela com o Brasil. Sublinhamos que a questão de apresenta extremamente relevante não só por razões de segurança nacional, mas também por motivos humanitários”, acrescenta o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também