Medeiros e embaixador definem hidrovia como primordial para parceria

Redação PH

Redação PH

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

Medeiros e embaixador definem hidrovia como primordial para parceria

Após receber o embaixador da Argentina, Carlos Magariños,em seu gabinete, o senador José Medeiros (PSD-MT) retribuiu a visita ao diplomata e foi recebido na residência oficial da embaixada. O assunto em pauta entre os dois foi o fechamento de uma parceria entre o Mato Grosso e o país sul-americano, onde o estado seria responsável em abastecer a Argentina com matérias primas para a indústria têxtil e de biodiesel. No encontro, ambos defenderam a hidrovia, por meio do Rio Paraguai, para o escoamento desses insumos.

O senador afirmou, durante a visita, que oEstudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), discutido amplamente para reativação da hidrovia do Rio Paraguai e de pontos estratégicos, como os terminais do Porto de Cáceres, permite que as lideranças políticas não só lutem pela volta dessa realidade, como já se preocupem em aquecer o mercado com os países vizinhos. “Estamos falando em mais de 3.400 quilômetros de potencial hidroviário e a interligação facilitada entreBrasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Os dados mostram uma economia de até 30% para mandarmos, por exemplo, soja para Argentina por esta opção. Vamos acelerar com o Governo Federal esta questão e paralelamente já preparar o mercado”, ressaltou Medeiros.

Medeiros disse ainda que pretende chamar associações e diversos representantes da classe produtora para uma conversa com o embaixador, que deve acontecer em breve, em visita de Magariños já confirmada ao estado. “O Mato Grosso consegue suprir as grandes demandas da indústria argentina. Já convidei o embaixador e ele aceitou fazer uma visita ao nosso estado, onde quer conhecer de perto o nosso potencia produtivo, que tanto já ressaltei com ele que pode ser muito útil ao seu país. Penso ser muito importante o encontro com líderes de entidades importantes, como a Aprosoja, por exemplo, além da própria classe política e empresarial para criarmos esse importante laço”, falou Medeiros.

Vai Ter jogo? –Em meio ao almoço na sede da embaixada, em momento de descontração, o senador e o embaixador falaram de futebol. O parlamentar mato-grossense, inclusive, propôs em tom de brincadeira que Magariños leve o astro maior do futebol argentino para o Mato Grosso para um jogo de futebol na Arena Pantanal. “Disse a ele para trazer o Maradona que eu falo com o Romário, que é um colega de Parlamento, e fazemos uma festa beneficente com imprensa, classe política, empresários e todos juntos para ajudar entidades carentes. Ainda foi só uma ideia, mas ele gostou. De repente, conseguimos montar esse jogo festivo”, finalizou o senador.

+ Acessados

Veja Também