Medeiros destaca escoamento da safra de MT para Argentina através de hidrovia

Redação PH

Redação PH

medeiros destaca escoamento da safra de mt para argentina através de hidrovia

Medeiros destaca escoamento da safra de MT para Argentina através de hidrovia

Em pronunciamento, nesta terça-feira (08.08), o senador José Medeiros (PSD-MT) destacou a possibilidade de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso para a Argentina, através de hidrovia desativada há quatro décadas. As discussões avançaram durante visita do embaixador da Argentina, Carlos Magariños, ao Mato Grosso para assinatura de protocolo de intenções para a criação da Câmara de Comércio entre o país vizinho e o estado.
Segundo José Medeiros,os gargalos do lado argentino estão “praticamente todos sanados”, faltando, no Brasil, destravar “pequenas coisas” no Ibama para que a hidrovia possa funcionar amplamente.“Isso é importante não só para Mato Grosso. É importante para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo que vai poder usar essa hidrovia e isso, com certeza, nos abrirá até uma saída para o Pacífico conforme os estudos ali apresentados”, declarou o senador, que se comprometeu a conversar com o governo federal, através do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, para agilizar o destravamento do projeto.
Infraestrutura –Em Plenário, José Medeiros lembrou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos e tem o maior rebanho do Brasil. Apesar disso, segundo disse, o estado sofre com um problema sério de infraestrutura. “Mato Grosso hoje é o maior produtor de grãos, milho, soja, girassol; exporta 88% do diamante nacional; é o maior produtor de milho de pipoca; tem o maior rebanho do Brasil, mas ele tem um sério problema de infraestrutura, e, devido ao frete muito alto, os produtos chegam a outros países e até mesmo em estados brasileiros com baixa competitividade”, destacou.

+ Acessados

Veja Também