Medeiros chama atenção para males causado pelo excesso de açúcar

Redação PH

Redação PH

levy: ajuste do câmbio é necessário

Medeiros chama atenção para males causado pelo excesso de açúcar

O senador José Medeiros, líder do PPS no Senado Federal, durante discurso nesta sexta-feira (27), ao citar estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), chamou atenção para o excesso de açúcar em diversos produtos que tem sido causa de inúmeras doenças.

“O consumo excessivo de açúcar já está comprovadamente associado a algumas dezenas de problemas de saúde tais como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, osteoporose, depressão, artrite, problemas dentários e de gengiva e deficiências imunológicas, sendo, inclusive, fator de aumento de risco para algumas modalidades de câncer como os de mama, de ovário, de próstata, de reto, de pâncreas, do trato biliar, de pulmão, de vesícula e de estômago, entre outros”.

José Medeiros, durante o pronunciamento, defendeu a aprovação um projeto de sua autoria que obriga as empresas de bebidas açucaradas a informarem o teor calórico e advertirem sobre os malefícios do consumo abusivo dessas bebidas. O PLS 8/2015 aguarda parecer do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador, a Sociedade Latino-Americana de Associações de Obesidade registrou, no Brasil, um aumento de 239% nos casos da doença nas últimas duas décadas. “Isso só nas últimas duas décadas, mais acelerado do que nos Estados Unidos, onde a coisa já tomou proporção epidêmica”, enfatizou.

Para José Medeiros, os senadores devem se preocupar com esses dados, pois os centros de saúde já estão abarrotados e esse problema precisa ser extinto da sociedade. “O Senado vem tendo papel importante no estabelecimento de restrições a produtos como o sódio e as gorduras saturadas e trans, entre outros não saudáveis quando ingeridos em grandes quantidades. É hora de enfrentarmos produtos que muitos de nós não percebemos sequer que estão sendo utilizados de forma indiscriminada”, declarou.

Médicos cubanos – José Medeiros, em aparte ao discurso do senador Paulo Paim (PT-RS), fez duras críticas à vinda dos médicos cubanos para o Brasil. “No nosso mundo contemporâneo, vemos, simplesmente, um apartheid, um distanciamento, no caso desses médicos, trabalhando aqui em condições, eu diria, sim, análogas às dos escravos”.

O senador de Mato Grosso, ainda durante a sessão de hoje, recebeu uma importante avaliação do seu mandato parlamentar feito pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PA), um dos líderes da Oposição no Congresso Nacional.

“O senhor é um exemplo do povo brasileiro, povo que trabalha, povo que tem compromisso com o que é correto, com o que é certo, com a ética, e um capricho do destino lhe permite começar sua trajetória com um mandato eletivo a que muitos tentam chegar e poucos alcançam, que é o Senado da República. O senhor, com a sua juventude, tem feito um trabalho que se notabiliza já, nesses poucos meses de mandato”, destacou Cunha Lima.

+ Acessados

Veja Também