Medalha Padre Lothar deve ser instituída na Assembleia Legislativa

Deputado Thiago Silva e Padre Lothar em 2018 -Foto: Arquivo

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a proposta de instituição da Medalha “Padre Lothar Bauchrowitz”. Assim que for aprovada, a honraria será entregue a personalidades do Estado de Mato Grosso, que se destacaram em ações sociais de grande relevância.

O deputado estadual licenciado Thiago Silva (MDB) é o autor do projeto. O parlamentar apresentou o documento no final de 2019. A ideia era aprovar e instituir a honraria antes do aniversário do líder religioso, comemorado no dia 1º de julho. “O Padre Lothar é um exemplo de cidadão e nos últimos 50 anos dedicou a sua vida em prol as famílias mais humildes da nossa cidade. A criação desta medalha é uma forma de homenageá-lo e também a todos que prestam serviços sociais no nosso Estado. Devido a pandemia a Assembleia ainda não colocou o projeto em pauta, pois está priorizando projetos de combate ao coronavírus. Assim que eu me recuperar do Covid e retomar o trabalho no parlamento vou trabalhar a votação e aprovação do projeto. Depois que essa pandemia estiver controlada e se Deus quiser vencida, vamos organizar um grande evento para homenagear nosso querido padre e as personalidades que tem trabalho social prestado em Mato Grosso”, garante.

“Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar o Padre Lothar por estar completando 82 anos de vida, e agradecer por tudo que já fez pelas famílias mais humildes de Rondonópolis”, finaliza Thiago.

Biografia

Lothar Bauchrowitz nasceu na Prússia, Alemanha, em 01/07/1938. Foi ordenado Padre no dia 28/07/1963 na catedral de Mogûncia pelo Cardeal Hermenn Volk.

Chegou no Brasil na década de 60, foi recebido pelo bispo Dom Vunibaldo e Frei Servácio. Ficou três meses com os seminaristas menores para estudar o português em Guaratinguetá (SP), para só depois desembarcar em definitivo em Rondonópolis. Foi empossado por Dom Vunibaldo, como pároco da Igreja São José Operário em 01/02/1967.

Ao longo de meio século foi personagem fundamental para o desenvolvimento da Vila Operária. Teve influência direta na construção de quase 4 mil moradias. É um defensor da educação, cidadania e dignidade. Sempre andou ao lado da política, mas nunca dentro dela. Assim conseguiu respeito de prefeitos, deputados, senadores, governadores.