Mauro Campos defende atual sistema de educação brasileira

Redação PH

Redação PH

mauro campos defende atual sistema de educação brasileira

Mauro Campos defende atual sistema de educação brasileira

O vereador Mauro Campos (PT), dedicou seu tempo na tribuna de livre da sessão ordinária de quarta-feira (20) para destacar os avanços na educação brasileira nos últimos 12 anos.

Para o parlamentar, na última década o sistema de educação do país passou por um verdadeira revolução. “Os que os governos Lula e Dilma fizeram não da para comparar. Hoje várias pessoas conseguem chegar a uma faculdade. Antigamente pobre chegava a escola de pau- de -arara, hoje temos dezenas de ônibus confortáveis, que chegam a várias linhas da zona rural. O filho do pequeno produtor rural tem condição para estudar. Isso é compromisso, isso é seriedade”, completa.

Ensino superior

O Programa Universidade para Todos (Prouni), já beneficou mais de um milhão de bolsas integrais e parciais já foram oferecidas a estudantes de baixa renda. Além disso, o Reuni ampliou para mais de 240 mil as vagas em universidades federais, o que representa mais do que o dobro das vagas existentes há 10 anos. Em 2012, outros 370 mil estudantes se beneficiaram do Fies, Programa de Financiamento Estudantil, que em 2003 tinha apenas 50 mil contratos fechados.

Ensino profissional e técnico

Foram 214 novas escolas federais, número maior do que o de todas as escolas já criadas na história do Brasil. De 208 até 2014 uma parceria com o Sistema S (criado pelo setor produtivo para e oferece cursos gratuitos em áreas importantes da indústria e comércio) disponibilizou mais de uma milhão de qualificações.

Ensino básico

No ensino básico, o complemento da União investido no Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, passou de R$ 500 mil reais, em 2003, para R$ 10,5 bilhão, em 2014, um aumento de mais de 20 vezes.

+ Acessados

Veja Também