Mato Grosso teve redução de 87% no desmatamento nos últimos 10 anos

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Mato Grosso teve redução de 87% no desmatamento nos últimos 10 anos

Na tarde desta segunda-feira (18), o secretário de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, apresentou dados de balançoque apontaram avanços em todas áreas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que vive um momento de modernização, eficiência e valorização do servidor.

Mato Grosso obteve uma redução de 87% no desmatamento das suas florestas, nos últimos 10 anos, mantendo 63% do seu território intacto. Só nos últimos dois anos, os números apontam para uma redução entre 20 e 26% no desmatamento ilegal. A meta de futuro continua audaciosa: zerar o desmatamento ilegal até 2020.

“Tivemos uma conquista histórica durante a COP 23, na Alemanha, que foi a assinatura de um contrato com o banco alemão KfW para acessar R$ 178 milhões para investir na estrutura de combate ao desmatamento e em ações de apoio à agricultura familiar e comunidades tradicionais e indígenas. O dinheiro é um prêmio e o reconhecimento pelo resultado da redução de carbono”, explica o secretário e vice-governador.

No ano passado, os dados consolidados da Sema também foram positivos e apresentaram uma diminuição, entre 2015 e 2016, de 16% na Amazônia, que caíram de 1.453,67 km² (2015) para 1.216,66 km². Em 2016, o único Estado entre os nove da região a obter redução de desmatamento foi Mato Grosso. Este ano, dados preliminares, apontam para uma queda entre 10 e 20%.

+ Acessados

Veja Também