Mato Grosso Saúde destaca três hábitos essenciais para vida das mulheres

Foto por: Mato Grosso Saúde

Mato Grosso Saúde destaca três hábitos essenciais para vida das mulheres

No próximo domingo (08.03) será comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, o Mato Grosso Saúde conversou com a médica ginecologista credenciada ao plano, Dra. Sandra Maria Georgeto, que destacou três hábitos essenciais para que as mulheres possam ter uma vida mais saudável e com qualidade.

1. Manter a saúde mental é importante

Para um bom funcionamento do corpo é importante que a mulher esteja em equilíbrio com a saúde psíquica e física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera de extrema importância o cuidado com a saúde mental e emite um alerta para os sinais que indicam que a mente não vai bem, como a alteração do sono, a baixa disposição para relações pessoais, atividades escolares ou no trabalho, comer em excesso ou a falta de apetite, entre outros sintomas.

2. Alimentação saudável e prática de exercícios fazem a diferença

A alimentação rica em variedade de cores de frutas e vegetais aliada à prática de exercícios são as primeiras medidas para começar um estilo de vida saudável, explica a especialista. “Os cabelos precisam das vitaminas das frutas e verduras para manter o brilho, a pele e a unha também. Alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais é o segredo para uma pessoa equilibrada mental e fisicamente.”

Segundo Georgeto, a prática de atividade física proporciona bem estar físico e mental e contribui para o bom funcionamento do coração, respiração, estética corporal e até mesmo para os hormônios. A recomendação da OMS para práticas diárias de exercícios é de 20 minutos de atividades leves ou moderadas e 10 minutos de esforços físicos de maior intensidade.

3. Realização de exames preventivos é fundamental

Os exames preventivos são a peça final para manter equilíbrio. Conforme a médica é fundamental ressaltar que mesmo aquelas pessoas que mantém uma alimentação controlada, bons hábitos e atividade física rotineira devem realizar exames preventivos regularmente, pois não estão isentas de adoecer.

“Quando a paciente faz a consulta de rotina no ginecologista ela é examinada por inteiro. O profissional verifica a pressão arterial, faz o exame físico em geral e o ginecológico que consiste em verificar a vulva, a vagina; colhe o exame preventivo e avalia o colo uterino da mulher,” detalha a ginecologista.

“A mulher deve realizar exames preventivos ginecológicos e físicos anualmente para evitar doenças como o câncer de mama e de colo de útero, HIV, sífilis, hepatite, pressão alta, problemas cardíacos, entre outras doenças”, recomenda Georgeto.

+ Acessados

Veja Também