Mato Grosso pode ter sistema integrado de regulação de vagas

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Mato Grosso pode ter sistema integrado de regulação de vagas

O deputado estadual Dr. Leonardo (PSD) tomou posse, na manhã desta terça-feira (28), como presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, da Assembleia Legislativa. Importantes demandas foram pautadas pelo parlamentar, como a questão da regulação e a redistribuição dos hospitais regionais.

“Regionalizar e interiorizar. A distribuição desses hospitais beneficiou uma região e desfavoreceu várias outras. Há regiões, por exemplo, que em uma extensão de mais de mil quilômetros, não tem nenhum hospital. Em compensação, há outra com quatro unidades. Não que essa região não mereça, mas temos que rever essa logística de distribuição para não penalizar a população de outras regiões”, destacou.

Sobre a regulação, que hoje é um grande problema no setor, Dr. Leonardo propôs que o Estado integre um sistema como forma de organizar as vagas e citou o Sistema Nacional de Regulação (SisReg) do Ministério da Saúde como modelo de gestão. “Precisamos que o estado realmente tenha o controle da regulação, com um sistema computadorizado, integrado aos hospitais. É até um projeto que vou apresentar, pois, o estado precisa assumir isso efetivamente, ter um sistema, organizar e criar os núcleos internos de regulação”, ressaltou.

O deputado informou também, sobre a implantação de oficinas, com profissionais que são referencia nacional e internacional. Para ele, as oficinas vão contribuir com o governo, na elaboração de políticas públicas de combate a algumas doenças. Dr. Leonardo, médico por profissão, destacou que fará diversas reuniões com os conselhos de saúde, para desenhar e traçar um plano estratégico para Mato Grosso.

Compõem a Comissão os deputados, Max Russi, Romoaldo Junior, Saturnino Masson e José Carlos do Pátio. Os suplentes são, Wagner Ramos, Emanuel Pinheiro, Oscar Bezerra, Sebastião Rezende e Wilson Santos. Na próxima semana será definido o vice-presidente.

+ Acessados

Veja Também