Mato Grosso pode instituir Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards

Paulo Araújo pede investimentos na área da saúde do município de Gaúcha do Norte
Fablicio Rodrigues/ALMT

Mato Grosso pode instituir Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards

O deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou na sessão vespertina desta última quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Projeto de Lei que institui o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. A medida deve ser realizada anualmente e será comemorada no dia 6 de maio.

A proposta tem o intuito de esclarecer a complexidade da doença como também informar sobre questões de tratamento. Além disso, serão realizadas campanhas educativas debates e palestras visando promover melhor orientação e conscientização sobre as questões relacionadas à síndrome.

Para o deputado, a finalidade é alertar a população com debates importantes, divulgando informações relacionadas à doença. “Acredito que muitas pessoas nem conheçam a Síndrome Edwards. Por isso, a importância de campanhas educativas que envolvam o tema. Como exemplo, os médicos especializados podem falar sobre a síndrome para a população. Para cada tipo da doença há uma série de peculiaridades que prejudicam muito a qualidade de vida dos portadores, por isso, a necessidade de se aprofundar melhor e adquirir maior conhecimento sobre o assunto”, pontuou Araújo.

Síndrome de Edwards – É um distúrbio genético muito raro que gera atrasos no desenvolvimento do feto. É causada pela presença de três cromossomos 18 (trissomia dos 18) e provocam malformações graves como pés com sola arredondada, cabeça pequena, problemas cardíacos, respiratórios e renais. Os bebês acometidos têm baixa expectativa de vida; há casos de apenas três meses de vida.

Geralmente, o diagnóstico de Síndrome de Edwards é feito durante a gestação, principalmente por causa dos exames pré-natais. No entanto, em alguns casos, pode acontecer de a doença só ser descoberta após o parto. Dessa forma, os exames pré-natais são essenciais para detectar a doença, para a qual infelizmente não há cura.

+ Acessados

Veja Também